Gasolina

"Afronta aos estados", diz Ibaneis, sobre redução do ICMS de combustíveis

Declaração foi feita na manhã desta quinta-feira (14/10), enquanto o governador inaugurava o Na Hora da Rodoviária do Plano Piloto

Correio Braziliense
postado em 14/10/2021 14:24 / atualizado em 14/10/2021 16:35
Lei que reduz as alíquotas foi publicada nesta quinta  -  (crédito: Ed Alves/CB/DA Press)
Lei que reduz as alíquotas foi publicada nesta quinta - (crédito: Ed Alves/CB/DA Press)

 O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), se posicionou contra o projeto aprovado pela Câmara dos Deputados que altera a forma da cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) dos combustíveis. O texto estabelece que o cálculo do imposto estadual será atrelado à quantidade do produto, portanto, terá valor fixo e estará sujeito à lei estadual.

Durante inauguração do posto do Na Hora, na Rodoviária do Plano Piloto, na manhã desta quinta-feira (14/10), o chefe do Executivo local afirmou que a medida é uma afronta aos estados. "É um projeto de penalização dos estados. Nós (no DF) reduzimos o ICMS para 25% em um parcelamento de três anos, fizemos a nossa parte. Mas o que o Congresso está fazendo, de forma inconstitucional porque quem tem que reger a questão do ICMS são os Estados e não a União, é uma afronta", disse.

Ibaneis ainda afirmou que pretende recorrer à Justiça. "Estão querendo transferir a responsabilidade para os estados, mas nós vamos barrar isso no Supremo Tribunal Federal  (STF)", completou. No Diário Oficial do DF (DODF) desta quinta, o projeto do Executivo local para redução do ICMS dos combustíveis foi publicada. A redução passa a valer no próximo ano. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação