AFOGAMENTO

Competidor de caiaque morre no Lago Paranoá

Gilmar Dietrich, 66 anos, disputava o 29º Campeonato Brasileiro de Canoagem Maratona quando teria sofrido um mal súbito. Ele estava em Brasília para representar o Clube de Regatas Curitiba no torneio

Pedro Marra
postado em 24/10/2021 22:58
 (crédito: Reprodução/Redes sociais/CB/D.A Press)
(crédito: Reprodução/Redes sociais/CB/D.A Press)

Um homem de 66 anos morreu afogado no Lago Paranoá, na manhã de ontem. Identificado como Gilmar Dietrich, ele era um dos competidores da prova de caiaque do 29º Campeonato Brasileiro de Canoagem Maratona. O atleta virou de cabeça para baixo e acabou submergindo. Gilmar representava o Clube de Regatas Curitiba durante o torneio, promovido pela Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa).

A Federação Brasiliense da modalidade (Febracan) emitiu um comunicado sobre o caso e confirmou que a vítima, atendida pelos bombeiros, tratava-se de Gilmar. A assessoria de imprensa da entidade não passou detalhes sobre o competidor, mas mencionou a possibilidade de ele ter sofrido um mal súbito. “Gilmar, atleta experiente do Clube de Regatas Curitiba, veio a falecer a cerca de 50 metros do píer do Clube Cota Mil. Ele recebeu todo o atendimento médico e de resgate disponível no evento. A família está recebendo todo o apoio necessário e ajuda para os trâmites legais”, informou a entidade.

Devido à fatalidade, as outras provas esportivas previstas para ontem foram canceladas. A Polícia Civil do DF esteve no local do incidente e emitiu nota a respeito do caso. “A ocorrência não está completa, havendo somente os dados básicos disponíveis”, destacou o texto. O caso está sob apuração na 1ªDelegacia de Polícia (Asa Sul).

De acordo com o tenente Renato Augusto, oficial de informação pública do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, cerca de 10 minutos após a chegada dos militares, duas pessoas localizaram um homem de, mais ou menos, 50 anos na água. “Imediatamente, (a vítima) foi transportada para o cais do Cota Mil, e (as equipes) iniciaram o protocolo de ressuscitação cardiopulmonar. Ele foi localizado a uma profundidade de 14 metros”, detalhou o tenente.

Gilmar era competidor da categoria master G, para atletas com 65 anos ou mais. Ele trabalhou na Força Aérea Brasileira (FAB) e era casado.

Casos semelhantes

Entre agosto de 2020 e este ano, houve, pelo menos, quatro casos de afogamento no Lago Paranoá. No oitavo mês do ano passado, um homem teria caído de uma embarcação próximo ao clube Cota Mil, na parte sul do Lago Paranoá.

Dois meses depois, em um único dia, os bombeiros registraram dois afogamentos: um próximo à Ponte JK e outro na Prainha do Lago Norte.

Em outubro deste ano, um adolescente de 16 anos morreu afogado na altura da QI 11 do Lago Sul. Ele chegou a ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros e pela Polícia Militar, mas não resistiu. As tentativas de reanimação duraram cerca de três horas.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Morre Zé Luiz, membro da Academia de Letras de Brasília

 (crédito: Arquivo Pessoal)
crédito: Arquivo Pessoal

Conhecido como Zé Luiz, o escritor e integrante da Academia de Letras de Brasília (Acleb) José Luiz de Moura Pereira morreu aos 86 anos, na manhã do último sábado. Ele deixa quatro filhos e a esposa.

Muito sentida, a partida de Zé Luiz foi lamentada por familiares e amigos nas mídias sociais, mas o motivo da morte não foi divulgado. Em uma das mensagens publicadas nas redes, os filhos afirmam que o escritor era um esposo amoroso, pai exemplar e grande amigo. “Deixa um legado de retidão e caráter. Pedimos ao Grande Arquiteto do Universo — Deus, que ampare e conforte os corações feridos pela dor do luto. Não existirão despedidas aos que permanecem vivos em nossas almas e corações”, completa o texto.

Além de membro da Acleb, Ze Luiz era heraldista, cartunista, desenhista, humorista, escritor, jornalista-ilustrador, atuante no campo da medalhística, autor de inúmeras insígnias, selos e brasões corporativos, membro conselheiro da Sociedade Brasileira de Heráldica e Medalhística, autor do brasão do Estado de Mato Grosso do Sul e da bandeira e brasão do Estado do Tocantins. Nascido em Santa Izabel do Pará, em 7 de março de 1935, ele veio para Brasília em 1972.

Zé Luiz também pertencia ao Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal, à Associação Nacional de Escritores e a diversas outras entidades culturais. Filiado ao Sindicato dos Escritores do DF, participou da coletânea Contos, da Secretaria de Educação de 1990, e escreveu livros como Hipólito da Costa, o patriarca da imprensa brasileira e Brasil simbólico.

Curtas

PLANALTINA
TRATOr CAI EM LAGOA E causauma morte
Uma pessoa morreu e duas ficaram feridas depois de uma escavadeira capotar e cair em uma lagoa, no Núcleo Rural Taquara, em Planaltina (DF). O acidente aconteceu na noite de sábado. Três homens estavam no trator, mas dois conseguiram se salvar. O terceiro ficou preso às ferragens do veículo, cujo peso o impediu de sair de baixo da máquina. O corpo do passageiro que morreu foi retirado da água e levado para o Instituto de Medicina Legal (IML). Os outros dois envolvidos na ocorrência, um homem de 29 anos e um de 38, foram encaminhados ao Hospital Regional de Planaltina (HRPl). O terceiro não teve a identidade divulgada.


EIXÃO
pm prende trio após PERSEGUIÇÃO
Três homens foram presos, na madrugada de ontem, por suspeita de tentativa de homicídio no Varjão. A Polícia Militar do Distrito Federal deteve o trio após persegui-los pela contramão, em um trecho do Eixo Rodoviário. A ação teve início enquanto PMs monitoravam a região administrativa e ouviram tiros. Na sequência, um Fiat Mobi vermelho fugiu em alta velocidade. O grupo seguiu rumo ao Eixão e só parou depois de o veículo bater, na tesourinha da 115 Norte. Os fugitivos foram levados para a 2ª Delegacia de Polícia (Asa Norte).


RIO DESCOBERTO
Motorista COCHILA E cai de ponte
Um motorista de aplicativo cochilou enquanto dirigia pela BR-070, no sentido de Águas Lindas (GO), e caiu com o carro de uma ponte sobre o Rio Descoberto. O veículo em que ele estava, um Renault Kwid branco, colidiu contra a barreira de proteção da estrutura por volta das 6h30 de ontem. O automóvel despencou de, aproximadamente, 10 metros de altura, por um barranco que terminava no curso d’água. O condutor que sofreu o acidente tem 28 anos e estava sozinho no veículo. O jovem foi levado para o Hospital Regional de Ceilândia (HRC) consciente, orientado e estável, mas com dores no tórax.

 

Obituário

Envie uma foto e um texto de no máximo três linhas sobre o seu ente querido para: SIG, Quadra 2, Lote 340, Setor Gráfico. Ou pelo e-mail: cidades.df@dabr.com.br

 Sepultamentos realizados em 24 de outubro de 2021

CAMPO DA ESPERANÇA
Adette de Sá Leitão Leal Lopes, 87 anos
Aldaci Ferreira da Silva, 62 anos
Cícera dos Santos Peixoto, 72 anos
Cleidilene Salao, 48 anos
Eda Maria Seraphim de Medeiros, 81 anos
Eduardo Teixeira Lima, 95 anos
Ercília de Assis Possa, 89 anos
Jair Rosa da Costa, 68 anos
João Ângelo do Nascimento, 87 anos
Jose Nunes Batista, 82 anos
Júlio Xavier Rangel, 84 anos
Olinda Leite da Silva, 81 anos
Raimundo Fernandes Machado, 90 anos
Raimundo Nonato Almeida Castro, 52 anos
Rubens Gonçalves dos Reis, 79 anos
Sônia Magda Bertoluci, 77 anos
Wilson Mendes, 85 anos


BRAZLÂNDIA
Antônio Cândido Filho, 62 anos


GAMA
Aline dos Santos Rosa, 25 anos
Antônio Viana, 85 anos
Ilza Osli Ferreira, 78 anos
Lindaura Martins da Silva, 72 anos
Maria Gorete Bezerra, 60 anos
Paulo César Rodrigues, 53 anos
Victor Cunha Bezerra, 36 anos


PLANALTINA
Claudemiro Prado de Morais, 75 anos
Jaílson Gueiro, 62 anos


SOBRADINHO
Sebastião Bezerra, 82 anos
Zosima da Cunha Lima, 71 anos


TAGUATINGA
Carlos Roberto Barbosa Rocha, 21 anos
Clarice Melo da Silva, 89 anos
Denise Queiroz Pereira, 39 anos
Elza Aparecida de Souza, 61 anos
Francisco das Chagas e Silva, 68 anos
Inácio José da Silva, 63 anos
João Alves Ferreira, 72 anos
João Francisco de Oliveira, 83 anos
Lucília Aparecida Postiglioni, 79 anos
Maria Anunciada da Silva, 90 anos
Pâmela Pereira Oliveira dos Santos, 20 anos
Perciliana Martins Borges, 10 anos
Raimundo Moura da Silva, 95 anos
Randerson Silva Carmo, 24 anos


JARDIM METROPOLITANO
Enésia Maria de Araujo, 55 anos
Flavio Elias de Jesus Andrade, 41 anos
João Batista Oliveira, 60 anos
José Alberto de Sousa, 71 anos
Jusciara Siqueira de Almeida, 57 anos (cremação)

 

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação