VIOLÊNCIA

Jovem é vítima de estupro coletivo

Mulher de 25 anos foi violentada durante festa no Setor 1 de Águas Lindas de Goiás, no sábado. Três suspeitos foram presos, dentre eles um subtenente da Polícia Militar do DF. Outros três ainda não foram identificados

Uma mulher de 25 anos foi vítima de estupro coletivo por seis homens durante uma festa, no sábado, no Setor 1 de Águas Lindas de Goiás (GO). A jovem, que relatou ter sido ameaçada e violentada, conseguiu fugir após uma distração dos agressores. Três suspeitos foram presos em flagrante, e outros três ainda não foram identificados. Um dos detidos é um subtenente do Batalhão de Polícia Militar Ambiental do Distrito Federal (BPMA-DF).

A vítima narrou, aos populares que a socorreram, que estava em uma festa na casa, quando foi ameaçada com uma arma de fogo e obrigada a entrar em um dos quartos da residência. Entre 4h e 7h, ela foi abusada sexualmente. Na manhã de sábado, a jovem teria aproveitado um momento de descuido dos agressores, vestido a camiseta de um dos suspeitos e fugido para pedir ajuda.

Os policiais militares de Goiás foram acionados e prenderam seis homens, que foram conduzidos até a 17ª Delegacia Regional de Águas Lindas. O Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO) atendeu a jovem e a encaminhou até o Hospital Municipal Bom Jesus, na mesma cidade. Como consta na ocorrência policial da PMGO, os policiais conversaram com a vítima na unidade de saúde após ela ter sido atendida e medicada. Depois, a levaram até a delegacia para reconhecimento. A vítima informou ao delegado da 17ª Delegacia Regional de Águas Lindas que estava de plantão no dia do crime, Fernando Lobão, que consumiu álcool e narguilé na festa.

Na unidade policial, ela reconheceu três, dos seis suspeitos, incluindo o subtenente da PMDF. O Correio apurou que a arma utilizada para ameaçar a vítima era do policial militar Irineu Marques Dias, 44, detido em flagrante. O armamento foi recolhido pela autoridade de polícia judiciária, pois o mesmo não apresentou o registro e nem o porte de arma. Os outros dois presos foram Thiago de Castro Muniz, 36, e Daniel Marques Dias, 37.

A jovem foi encaminhada ao Instituto Médico Legal (IML) de Luziânia para a realização de exames. Segundo o relatório médico do IML, a vítima não apresentou ferimentos pelo corpo, embora possa ter outras consequências. “Foram constatadas secreções hialinas (coriza pelo nariz), risco de gravidez e doenças sexualmente transmissíveis (DSTs)”, detalhou o delegado Fernando Lobão.

Socorro

Em vídeo obtido pelo Correio, em parceria com a TV Brasília, a jovem aparece sentada em uma calçada e desnorteada. Populares que acompanharam o caso ajudaram a moça, que foi socorrida e colocada na ambulância. À reportagem, a Polícia Militar do DF informou que aguarda a conclusão do inquérito para dar prosseguimento às apurações sobre o policial ambiental envolvido no caso.

“De qualquer forma, a PMDF não compactua com quaisquer desvios de condutas, menos ainda com ações que configurem crimes. Apuraremos os fatos e tomaremos as medidas pertinentes. A PMDF aguardará a conclusão do inquérito para apurar o fato e tomar as providências cabíveis”, afirmou a corporação, em nota.

O delegado Fernando Lobão contou que a vítima foi convidada por um amigo para ir à festa. “Mas as outras pessoas, a jovem não conhecia. Ela foi atraída por duas mulheres para um quarto. Essas não foram identificadas. Momentos depois, o policial militar a ameaçou com uma arma e a manteve no quarto. Depois entraram mais cinco pessoas”, detalhou o investigador.

“Avalio que a gente tinha que atuar de forma rápida. Eu tinha o dever jurídico de apresentar a prisão em flagrante. Foi uma resposta que a gente deu à sociedade. E o que a gente recomenda é que as mulheres tenham muito cuidado com uso de drogas e para evitar ambientes com pessoas desconhecidas”, complementou o delegado.


Onde pedir ajuda?

» Polícia Civil do DF ou de Goiás
Telefone: 197

» Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência — Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República
Telefone: 180 (disque-denúncia)

» Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher de Goiás (Deam)
Telefones: (62) 3201-2801 /3201- 2802 / 3201-2807 / 3201-2818 / 3201-2820

» Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher de
Águas Lindas de Goiás
Telefone: (62) 3613-0701

» Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Goiás (Conem)
Telefone: (62) 3201-5345

» Centro de Atendimento à Mulher do Distrito Federal (Ceam)
De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
Locais: 102 Sul (Estação do Metrô), Ceilândia, Planaltina

» Delegacia Especial de
Atendimento à Mulher (Deam)
Entrequadra 204/205 Sul
Telefone: (61) 3207-6172

» Disque 100 — Ministério dos
Direitos Humanos
Telefone: 100

» Programa de Prevenção à
Violência Doméstica (Provid) da Polícia Militar do DF
Telefones: (61) 3910-1349 / 3910-1350