Você acredita na união dos partidos de oposição em torno de uma candidatura no DF?
Estamos trabalhando para isso. Acredito que podemos oferecer uma alternativa melhor para o DF. Brasília precisa de um projeto que aponte para um futuro mais sustentável; mostrar para o Brasil que é possível ter um governo que trabalhe diminuindo a desigualdade social, oferecendo os serviços básicos de qualidade como saúde, educação e segurança. Afinal, é para isso que pagamos nossos impostos.
Onde o PV estará?
Estaremos onde sempre estivemos, no campo progressista. Não fazemos política meramente pelo resultado eleitoral. Temos uma ideologia clara, ações programáticas, trabalhamos e sonhamos com uma cidade feliz, sustentável e com qualidade de vida.
A provável desfiliação do deputado Professor Israel que deve migrar para o Solidariedade causa algum estresse?
Nenhum. Ele é um excelente parlamentar, fez a sua escolha. Ele quer um partido para chamar de seu e continuamos tendo uma boa relação.
Qual é a aposta do partido para candidaturas de deputados distritais e federais com as novas regras eleitorais que vedam coligações partidárias?
Temos vários quadros bons, pessoas novas e comprometidas com o nosso programa, como a Rayssa Tomaz, que é jovem e ambientalista, e o médico Marcos Fonseca. Ambos são membros do nosso diretório e estão trabalhando em suas
pré-campanhas.
E na disputa presidencial? Quem o PV apoiará?
O PV ainda não bateu o martelo. Posso afirmar, categoricamente, que não estaremos com o atual presidente, Jair Bolsonaro. Particularmente, gostaria muito que surgisse uma terceira via eleitoralmente viável. Penso que grande parte dos brasileiros, também. Na política, tudo pode acontecer.
O PV tem um cargo no governo Ibaneis. Sarney Filho é secretário de Meio Ambiente do DF. Isso sinaliza uma possibilidade de o partido apoiar a reeleição?
Sarney Filho participa do governo Ibaneis por uma decisão pessoal. O Partido Verde do DF não participa do governo Ibaneis. Somos oposição, não consigo enxergar o projeto deste governo. Arrisco dizer que não existe um projeto.
Sarney Filho esteve com Lula e sinalizou voto no petista. Essa é a posição do PV?
Diversos dirigentes do PV já estiveram com Lula, assim como estivemos com Ciro, Mandetta, com Luciano Huck e outros pré-candidatos. Como disse anteriormente, só posso afirmar que não estaremos com Bolsonaro.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.