ECONOMIA

Potência do setor produtivo

O Correio Talks debate, hoje, as perspectivas econômicas para o Distrito Federal no pós pandemia. Evento está marcado para às 15h com transmissão ao vivo pelas redes sociais do Correio Braziliense

Cibele Moreira
postado em 18/11/2021 14:51

A potência dos setores produtivos tem retomado aos poucos no Distrito Federal. O reflexo que começou a ser percebido em indicadores econômicos. De acordo com a última pesquisa do Índice de Desempenho do Distrito Federal (Idecon-DF), divulgada pela Companhia de Planejamento (Codeplan), em setembro, a capital apresentou uma variação de +7,5% no segundo trimestre de 2021, em comparação ao mesmo período do ano passado. A perspectiva de vários setores é de que esse número cresça, como uma boa recuperação dos segmentos. E para debater o cenário do pós-pandemia e os impactos na economia da capital, o Correio Talks — comandado pela jornalista Samanta Sallum, que assina a coluna Capital S/A — irá receber representantes do Executivo local e dos segmentos produtivos. O evento ocorre hoje, a partir das 15h, com transmissão ao vivo no site correiobraziliense.com.br/correiotalks e pelas redes sociais do Correio.

A iniciativa trará para debate assuntos como geração de empregos, arrecadação tributária, fomento do setor privado, entre outros temas pertinentes. O evento será dividido em dois painéis, no primeiro será discutido como o planejamento territorial e a legislação urbanística impactam as atividades comerciais, industriais e de prestação de serviços. Na segunda parte, o futuro econômico da capital entrará em foco. Representando o Governo do DF, os secretários de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Mateus Oliveira, e de Economia, André Clemente, marcam presença no evento.

Impacto

O setor de serviços é a principal atividade produtiva que impulsiona a economia do Distrito Federal. O setor teve um crescimento de 7,4% no segundo semestre deste ano, em comparação ao mesmo período do Distrito Federal. O segmento de comércio apresentou a maior variação, com 19,4%. De acordo com a pesquisa da Codeplan, o crescimento do comércio reflete no aumento das vendas pela flexibilização das medidas restritivas impostas pela pandemia da covid-19, como também na recuperação do poder de compra da população com a queda na taxa de desemprego. Segundo os índices do Produto Interno Bruto (PIB) de 2018 — último divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) — os segmentos de comércio, bens e serviços representam 50,3% do PIB total do DF. E para falar sobre a perspectiva desses setores na economia do Distrito Federal, o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do DF (Fecomércio-DF), José Aparecido Freire, é um dos painelistas do evento hoje.

Outra parcela que impulsiona a economia da capital é o setor industrial. De acordo com o Idecon do segundo trimestre deste ano, o segmento apresentou alta de 11,2% em comparação ao mesmo período de 2020. Em relação ao PIB, a indústria representa 4,2%. Destes, 51,1% são representados pela construção civil que emprega cerca de 82 mil pessoas. O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do DF (Sinduscon), Dionysio Klavdianos, e o vice-presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra-DF), Pedro Verano, são os convidados do Correio Talks para debater sobre o segmento na capital.

Um dos principais segmentos da indústria da construção, o mercado imobiliário tem alavancado o desempenho positivo da construção no DF. De janeiro a setembro de 2021, a categoria contabilizou investimentos superiores a R$ 2,5 bilhões na capital com o lançamento de 30 novos empreendimentos residenciais no Distrito Federal. Os dados foram repassados pela Associação de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi-DF). Em relação à empregabilidade, o setor contabiliza 261,5 mil trabalhadores em 2021. Só no mês de setembro foram criados 6 mil novos postos de trabalho formais. Eduardo Aroeira, presidente da Ademi-DF, é um dos convidados do segundo painel do Correio Talks. E como representante dos empreendedores da capital, o superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) do DF, Valdir Oliveira, também marca presença.

Serviço 

 Data: 10 de novembro (hoje) 

Horário: 15h

Mediação: Samanta Sallum 

Transmissão ao vivo pelo correiobraziliense.com.br/correiotalks e pelas redes sociais do Correio.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE