Tudo pronto para o Dia D

Mutirão para vacinar 200 mil começa amanhã. Novo intervalo do reforço para 57 anos ou mais passa a valer na segunda

Samara Schwingel
postado em 19/11/2021 00:01
 (crédito:  Breno Esaki/SES)
(crédito: Breno Esaki/SES)

Com a proximidade do Dia D de vacinação contra a covid-19, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal definiu que vai deslocar equipes de imunização para 14 pontos volantes de atendimento. Marcado para amanhã, das 9h às 17h, o mutirão visa levar as vacinas para pessoas que, por algum motivo, ainda não iniciaram o ciclo vacinal — público estimado em 200 mil pessoas. Além disso, ontem, o governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou ampliação da dose de reforço para pessoas de 57 anos ou mais e declarou que, com o avanço desta etapa, espera desobrigar o uso de máscaras em locais fechados "em breve".

Em coletiva realizada ontem, o secretário de Vigilância à Saúde do DF, Divino Valero, explicou que o intuito do Dia D é aumentar a atual cobertura vacinal. Por isso, as equipes vão se deslocar para feiras e igrejas, das 9h às 17h, e o público-alvo das unidades volantes será composto por pessoas com mais de 18 anos que procuram a primeira dose. A vacina aplicada será a CoronaVac. "Os adolescentes e pessoas que buscam segunda ou terceira dose serão direcionadas para as unidades de saúde que estarão abertas no dia", explicou. Segundo ele, a Secretaria de Saúde pensa em organizar outros mutirões ao longo dos próximos meses. "Vamos ver os resultados deste", completou.

Sobre a terceira dose, Divino esclareceu que o novo intervalo de cinco meses, estabelecido nesta semana pelo Ministério da Saúde, só vai valer no DF a partir de segunda-feira — mesma data em que terá início a aplicação do reforço em pessoas de 57 anos ou mais e que tenham, então, pelo menos cinco meses de segunda dose. "Então, pessoas de 60 anos ou mais e profissionais de saúde que têm cinco meses de intervalo devem esperar até segunda-feira para procurar os postos", disse.

Sobre a ampliação da dose de reforço para as pessoas de 57 anos ou mais, também a partir de segunda, Divino afirmou que o DF incluiu o público por "conta própria", pois não recebeu nova remessa de imunizantes do governo federal. "Estimamos esse público em 88 mil pessoas e temos doses de Pfizer (preferencial para a terceira dose) na Rede de Frio", disse. Para futuras ampliações, Divino reforçou que o GDF aguarda novas doses do Ministério da Saúde.

Uso de máscaras

Antes de anunciar a ampliação do reforço, o governador do DF, Ibaneis Rocha, esteve no Riacho Fundo 2 para inaugurar uma unidade de pronto-atendimento (UPA) na região. Na ocasião, o chefe do Executivo local voltou a falar sobre desobrigar o uso de máscaras em locais fechados. "Precisamos aumentar o nível de vacinação. A gente espera que essas doses (de reforço) cheguem para a gente avançar e liberar, em breve, o uso da máscara também em ambientes fechados. Estou muito confiante", afirmou.

Durante a coletiva de ontem, o secretário de Saúde do DF, Manoel Pafiadache, afirmou que a desobrigação é uma projeção e depende do andamento da pandemia. Ele, porém, não descartou a ideia de abandonar o uso obrigatório. Entre quarta-feira e ontem, a pasta registrou 120 casos e sete mortes por covid-19. O total chegou a 517.017 notificações e 10.988 óbitos desde o início da pandemia. A taxa de transmissão está em 0,71, o que indica recuo da crise sanitária, pois mostra que um grupo de 100 pessoas infectam outras 71.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Atendimento do mutirão

Público-alvo: pessoas de 18 anos ou mais que não tenham tomado a primeira dose

Horário: 9h às 17h
Data: Amanhã

Pontos:

» Feira de Ceilândia
» Feira de Brazlândia

» Igreja no Sol Nascente (CH 117 conjunto D lote 05)
» Administração de Arniqueira

» Feira dos Goianos (Taguatinga)
» Feira Permanente de
Samambaia (QR 202)

» Feira do Guará
» Feira do Núcleo Bandeirante

» Feira dos Importados
» Rodoviária do Plano Piloto

» Administração Regional de
São Sebastião (das 9h às 13h)
» Estacionamento da Administração
Rural de Planaltina

» Feira Permanente do Gama
» Galpão Cultural de Santa Maria

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação