Exame/Dasa

Inovação em nome da saúde integral

Correio Braziliense
postado em 21/11/2021 00:01
 (crédito: Divulgaão/Dasa Diagnósticos)
(crédito: Divulgaão/Dasa Diagnósticos)

Apesar do impacto da pandemia no cuidado com a saúde, o Exame Imagem e Laboratório não freou o compromisso com a expansão e a oferta de novos serviços para o Distrito Federal. Nos últimos dois anos, a marca, que faz parte da maior rede de saúde integrada do país — Dasa — aumentou o número de unidades e a oferta de vacinas, expandiu consideravelmente o atendimento domiciliar e digitalizou serviços. As mudanças facilitaram o acesso dos pacientes aos exames com segurança e visam atender à nova demanda por uma saúde integral.

"A pandemia, infelizmente, teve um impacto no cuidado da população com a saúde. Os dados da área de data analytics da Dasa mostram que houve redução significativa na busca por mamografias, por exemplo, de mais de 90%", conta o diretor regional da Dasa Diagnósticos no Centro-Oeste, Sylvio Canedo. "Nosso esforço, neste período, foi justamente para facilitar o acesso de forma segura à medicina diagnóstica, com melhorias no atendimento domiciliar e tornando grande parte do nosso atendimento mais acessível com a digitalização", continua.

Canedo lembra que a rede Dasa está presente no Distrito Federal por meio de três hospitais — Hospital Brasília, Hospital Brasília Unidade Águas Claras e Maternidade Brasília — e uma das maiores redes de diagnóstico do País, que é o Exame. "Temos estrutura para cuidar da qualidade de vida desde a gestação até a idade adulta, oferecendo pré-natal, maternidade, vacinas, exames, consultas, emergências, enfim... Acolhemos e cuidamos em qualquer momento da vida dos nossos pacientes", enfatiza.

Nos últimos dois anos, a frota de carros utilizada para o atendimento domiciliar da marca foi expandida em mais de cinco vezes. Minimizar a necessidade de deslocamento do paciente para realização de exames de análise clínica e vacinas colabora, ainda mais, para a proteção em tempos de pandemia, principalmente dos mais vulneráveis.

A digitalização foi a chave para aprimorar o serviço nas unidades: todos os exames podem ser agendados on-line e, em 2021, o laboratório conta, também, com a plataforma de saúde Nav e um sistema de check-in, com o qual o paciente pode ir diretamente para o local de atendimento. A organização colabora com o distanciamento social, reduz o número de pessoas no mesmo local e agiliza, em até 50%, o tempo de atendimento.

"Esse esforço nos traz um excelente nível de satisfação, tanto dos nossos clientes quanto dos médicos, e isso é algo que levamos fortemente em conta na hora de elaborar os próximos passos da companhia", diz Sylvio. "O cliente busca facilidade no acesso, busca uma unidade próxima a ele, quer que seu convênio seja aceito ou preços competitivos. Nós temos tudo isso, aceitamos todos os convênios e, com a abertura de mais quatro unidades até o final deste ano, estaremos presentes em quase 90% das regiões do Distrito Federal", detalha o diretor regional da Dasa.

A área de exames de imagem, como ultrassom e tomografia, também passou por expansão considerável nos últimos dois anos. O Exame possui, hoje, 12 centros de imagem, com três novas unidades a serem inauguradas até o final do ano. Em 2021, a marca realizou a digitalização do serviço de mamografia na unidade Mega Taguatinga Norte e expandiu o serviço de ultrassom para três novas unidades.

"Os últimos dois anos foram de grande expansão e não temos planos de parar. Acredito que muita coisa mudou no cenário da saúde, e a população exige, agora, mais facilidade, segurança e, principalmente, integração entre os diferentes serviços de saúde", enumera Sylvio Canedo. "O Exame é uma marca muito forte e com muita tradição no Distrito Federal e também é parte da Dasa, maior rede de saúde integrada do país, o que enriquece muito todas as possibilidades que podemos oferecer para cuidar da população do DF", finaliza.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação