Suspense na eleição da OAB-DF

Correio Braziliense
postado em 20/11/2021 00:01

Na véspera da eleição da OAB-DF, surge uma controvérsia para tumultuar o pleito. O debate deve render muita faísca para depois da votação. Uma liminar do conselheiro federal da Ordem Duílio Piato Júnior, do Mato Grosso, determinou que a comissão eleitoral do DF avalie se 15 candidatos da chapa da advogada Thais Riedel são negros ou pardos, como se autodeclararam no momento do registro da candidatura. O presidente licenciado da seccional distrital, Délio Lins e Silva Júnior, que concorre à reeleição, impugnou o registro, alegando fraude na declaração da questão racial. A polêmica decorre de uma exigência inédita nas eleições da OAB: ao menos 30% dos integrantes de cada chapa precisam ser negros ou pardos. Ao analisar as impugnações, a comissão eleitoral da OAB-DF considerou que o critério da autodeclaração é previsto no edital das eleições. Por isso, não promoveu análise detalhada sobre cada integrante registrado quanto à relação entre a aparência e a declaração racial. Agora, por exigência da liminar, a comissão eleitoral terá de avaliar caso a caso. Enquanto isso, a eleição segue como previsto, para ser realizada amanhã. Mas com uma dúvida sobre o que vai acontecer com o resultado. Em vídeo distribuído nas mídias sociais, Thais Riedel afirmou: "O que nos parece é que a atual situação, candidata à reeleição, está com medo das urnas. Nós não tememos nenhum tipo de debate. Vamos continuar na luta pela advocacia".

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação