Tecnologia

Brasília está empenhada para sediar Web Summit, maior conferência tecnológica do mundo

Vários setores produtivos e integrantes do GDF interagem com representantes da comitiva para apresentar o potencial da cidade em sediar o gigante encontro de tecnologia e inovação

Ricardo Daehn
postado em 20/11/2021 21:51
A comitiva da Web Summit e representantes do GDF têm circulado pela capital -  (crédito: Renato Alves/ Agência Brasília)
A comitiva da Web Summit e representantes do GDF têm circulado pela capital - (crédito: Renato Alves/ Agência Brasília)

A mobilização em torno da candidatura de Brasília para sediar, por cinco anos, a partir de 2023, a Web Summit — maior conferência de tecnologia e inovação do mundo — está a pleno vapor com a chegada da comitiva dos representantes do evento integrados a uma programação de reconhecimento da cidade montada desde sexta-feira (19/11). Diretor executivo da conferência, que já teve abrigo no Canadá, na China e em Portugal, o irlandês Paddy Cosgrave demonstrou o interesse em estar na capital, que lhe chamou a atenção pelo conhecimento das obras de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa.

No páreo junto com Porto Alegre e Rio de Janeiro, Brasília será observada em muitos quesitos, diante da candidatura. "A estatura e o conhecimento de muitas startups locais presentes no evento, em edições anteriores", como destacou Paddy, foram fatores a impressionar na capital. A cidade foi descrita por ele como incrivelmente única. Identidade junto a um bom governador, a qualidade do transporte público e a pontos de reunião (prédios) adequados, como ele adiantou, são fatores decisivos para a escolha embasada em dados técnicos da comitiva que tem visitado as capitais.

O Centro de Convenções, a operacionalidade do Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubitschek e a disposição de impulsionar o Parque Tecnológico de Brasília (BioTic) como polo de desenvolvimento científico podem favorecer a capital para sediar o evento na América Latina.

"Eles estão encantados com a cidade foi uma percepção com os comentários até agora. Brasília é praticamente um museu a céu aberto, que não traz as dificuldades do trânsito e se apresenta como uma cidade mais segura", destacou o presidente do BRB Paulo Henrique Costa, que acompanha os trabalhos dos estrangeiros na cidade. A vocação empreendedora, com relevância para o setor da tecnologia e da inovação, foi pontuada por Paulo Henrique, que, detectando "uma candidatura bastante forte", salientou a estrutura hoteleira como fator de peso no cenário de sediar a Web Summit.

Encontros no Ginásio Poliesportivo Nilson Nelson e na Torre de TV estiveram no percurso da comitiva. Com vistas na geração de emprego, entre inúmeras vantagens, o governador do GDF Ibaneis Rocha apresentou, no começo do mês, uma carta de intenções de sediar o evento, que mobiliza 40 mil pessoas. Além da garantia de infraestrutura, a injeção de quase R$ 33 milhões está nas disposições do GDF, no documento.

"Praticamente não temos mais (eventos nestes moldes) no Brasil. É uma oportunidade para os fabricantes do setor mostrarem ofertas. É importante para o setor da indústria, do comércio e ainda para o setor de serviços contar com a exposição de produtos. A propaganda e o marketing são peças fundamentais. O setor de TI é carente, hoje (de eventos nos moldes). Grandes eventos têm ocorrido na Europa e nos Estados Unidos", comentou Ricardo Caldas, presidente do Sindicato das Indústrias da Informação do DF (Sinfor).

Com informações da Agência Brasília

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação