Eleição da OAB-DF não termina hoje

Correio Braziliense
postado em 21/11/2021 00:01
 (crédito: Reprodução)
(crédito: Reprodução)

O resultado da votação dos advogados para eleger o comando da OAB-DF será conhecido hoje às 18h. Mas a eleição não termina neste domingo. Nunca uma disputa para a Ordem no Distrito Federal foi tão cheia de atropelos. Hoje, as cinco chapas inscritas vão concorrer em estado sub judice. Ninguém tem registro oficial. O imbróglio começou há 15 dias, mas atingiu o ápice na última sexta-feira, quando o conselheiro federal Duílio Piato Júnior, do Mato Grosso, expediu uma liminar suspendendo o registro da chapa da candidata Thais Riedel. Ele acatou um recurso do presidente da OAB-DF, Délio Lins e Silva Júnior, que concorre à reeleição, e determinou que a comissão eleitoral da entidade avaliasse detalhadamente a situação de 15 candidatos que se autodeclararam negros ou pardos para serem incluídos na cota racial prevista no edital das eleições. Thais chegaria hoje ao pleito em situação de desvantagem em relação aos adversários. Foi, então, que ela ganhou uma ajuda de outro concorrente, Evandro Pertence, que pediu à comissão eleitoral que todos os candidatos de cotas raciais sejam avaliados por uma subcomissão de heteroidentificação. O pedido foi deferido, e todas as chapas chegam na eleição hoje sub judice.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Advogada Thais Riedel, candidata às eleições da OAB-DF em 2021
    Advogada Thais Riedel, candidata às eleições da OAB-DF em 2021 Foto: Reprodução
  • Advogada Renata Amaral, candidata às eleições da OAB-DF em 2021
    Advogada Renata Amaral, candidata às eleições da OAB-DF em 2021 Foto: Reprodução
  •  Advogado Evandro Pertence, candidato às eleições da OAB-DF em 2021
    Advogado Evandro Pertence, candidato às eleições da OAB-DF em 2021 Foto: Reprodução
  • Advogado Guilherme Campelo, candidato às eleições da OAB-DF em 2021
    Advogado Guilherme Campelo, candidato às eleições da OAB-DF em 2021 Foto: Reprodução
  • Lula em evento com lideranças de movimentos do Campo, das Florestas e das Águas, no encontro
    Lula em evento com lideranças de movimentos do Campo, das Florestas e das Águas, no encontro "Pela Vida e Contra a Fome", na Casa Portugal, em São Paulo Foto: Youtube/reprodução
  • Presidente Jair Bolsonaro
    Presidente Jair Bolsonaro Foto: ISAC NÓBREGA

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação