CARTILHAS

Campanhas pelo fim da violência contra as mulheres são lançadas no DF

Iniciativas são das secretarias da Mulher e de Segurança Pública do Distrito Federal e do Ministério Público

Pablo Giovanni*
postado em 25/11/2021 16:46
 (crédito: Cristiano Gomes/CB/D.A Press)
(crédito: Cristiano Gomes/CB/D.A Press)

A campanha anual e internacional “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher” começou nesta quinta-feira (25/11) no Distrito Federal. Com a coordenação das secretarias da Mulher e de Segurança Pública, a campanha é uma estratégia de mobilização para o engajamento na prevenção e na eliminação da violência doméstica em mulheres. Para isso, as secretarias disponibilizaram uma cartilha com 16 ações para o acolhimento de quem mulheres que sofrem com essa situação.

16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres
16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres (foto: Secretaria da Mulher)

16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres
16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres (foto: Secretaria da Mulher)

Os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher tiveram início em 1991, por ativistas do Instituto de Liderança Global das Mulheres. O período dedicado para celebração vai até 10 de dezembro, quando é comemorado o Dia Internacional dos Direitos Humanos. “Essa grande mobilização dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres tem o objetivo de conscientizar toda a sociedade no enfrentamento contra a violência de gênero. É uma excelente oportunidade para engajarmos o maior número de pessoas nesta luta e também de abordar essa temática, não só tratando dos tipos de violência, mas reforçando as políticas públicas que já foram implementadas aqui no âmbito do governo do Distrito Federal e que estão disponíveis para o atendimento e acolhimento de todas as mulheres que vivem uma situação de violência doméstica”, disse a secretária da Mulher, Ericka Filippelli.

A data, 25 de novembro, é o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1999. O dia faz menção e homenageia as irmãs Mirabal (Pátria, Minerva e Maria Teresa), que foram assassinadas por se oporem à ditadura de Rafael Leónidas Trujillo, da República Dominicana.

Ministério Público

O Núcleo de Direitos Humanos do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), ao lado de ministérios públicos estaduais, lançarão na sexta-feira (26/11) a campanha “Voz para todas — Nós e a Lei Maria da Penha pelo fim da violência contra as mulheres”. A campanha tem o intuito de conscientizar e debater com a população sobre a importância da Lei Maria da Penha. A campanha, com pré-lançamento em 20 de novembro — Dia da Consciência Negra — dá ênfase no combate à violência doméstica, com programação de conteúdos educativos em redes sociais e em eventos, virtuais e presenciais ao longo dos próximos 21 dias.

“Essa consistente campanha é resultado da atuação conjunta dos Ministérios Públicos de diversas partes do país, bem como da Copevid (Comissão Permanente de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher) e de vários órgãos e entidades da sociedade civil que atuam na defesa dos direitos das mulheres na contínua luta contra a violência doméstica e familiar contra a mulher”, destacou a promotora de Justiça e coordenadora do Núcleo de Direitos Humanos, Cíntia Costa.

 

*Estagiário sob a supervisão de Adson Boaventura

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres
    16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres Foto: Secretaria da Mulher
  • 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres
    16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres Foto: Secretaria da Mulher

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação