Reta final de preparação

Professores dão dicas para o segundo dia de provas, no domingo, que terá questões de matemática e ciências da natureza

Ana Isabel Mansur
postado em 26/11/2021 00:01
 (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A.Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A.Press)

Às vésperas do segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Correio promoveu mais uma live com professores do Centro Educacional Sigma, ontem. A transmissão, mediada pela jornalista Sibele Negromonte, contou com a participação dos professores Paulo Luiz, de matemática; Alessandro Santana, de biologia; Paulo Ferrari, de física; e Juliana Gaspar, de química.

Durante a fala, Paulo Luiz destacou o padrão dos conteúdos nas últimas edições do Enem, com questões de porcentagem, proporção, geometria plana e espacial, além de aritmética e logaritmos. "Em média, o candidato tem três minutos para resolver cada uma. A estratégia é deixar os itens mais difíceis para o fim, mesmo que saiba o assunto", aconselhou o professor de matemática.

Alessandro Santana mencionou que a edição deste ano deve seguir a coerência das anteriores. O docente da área de biologia ressaltou a provável abordagem de temas ambientais na prova, como poluição, combustíveis fósseis, ciclo biogeoquímico, cadeia alimentar e geração de energia. "A pandemia (da covid-19) é uma temática esperada, mas não acredito que será a aposta", observou.

O professor Paulo Ferrari afirmou que as questões de física devem seguir o padrão interdisciplinar, com temáticas aplicadas ao cotidiano, como conversão e fontes de energia, leitura de manuais de eletrodomésticos, cálculo de potência e fenômenos ondulatórios. Contudo, ele orientou os alunos para o foco em outras disciplinas. "Física não pode ser prioridade, a não ser que se tenha muita facilidade", pontuou.

Por fim, a professora Juliana Gaspar elencou alguns prováveis assuntos da prova de química: equilíbrio e deslocamento; propriedades dos compostos; método de separação de misturas; funções orgânicas.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação