Igreja Luterana

Culto de Primeiro Domingo de Advento da igreja Luterana será em alemão

A celebração está marcada para este domingo (28/11), às 18h

Renata Nagashima
postado em 28/11/2021 11:19 / atualizado em 28/11/2021 11:20
 (crédito: Minervino J?nior/CB/D.A Press)
(crédito: Minervino J?nior/CB/D.A Press)

O tempo de advento está se aproximando. Em comemoração, a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Brasília realiza, neste domingo (28/11), às 18h, o culto de Primeiro Domingo de Advento, em língua alemã. Presidido pelo pastor Carlos Möller. “Advento é um tempo de preparação, de meditação, onde devemos analisar a nossa vida e refletir principalmente sobre a nossa relação com o próximo e também com Deus”, afirma o pastor.

Möller, tem formação na Alemanha e foi intérprete do grupo de religiosos que recepcionou o Papa Bento XVI durante uma visita ao Brasil, em 2007, ministra a reunião em Brasília para atender a comunidade alemã que vive na capital. “Temos muitas famílias e pessoas pertencentes à embaixada da Alemanha que falam a língua. Para atendê-los, há anos fazemos esse culto em alemão”, explica. Na reunião, música de origem alemã e austriaco são tocadas para os cerca de 50 membros que participam do culto.

O religioso explica que o Advento significa vinda ou chegada, e para os luteranos representa a vinda de Cristo Jesus. “Advento é um tempo de alegria. E a razão dessa alegria é Cristo. Para nós cristãos, significa a época antes da vinda de Jesus Cristo, daquele que veio pobre e humilde para ensinar o amor, a paz, a esperança e a justiça às pessoas”, destaca.

Para participar do culto, que ocorrerá na EQS 405/406 - Área p/ Templo - Asa Sul, é necessário fazer inscrição por meio do link disponível no Instagram da Igreja Luterana em Brasília (@luteranaembrasilia).

Culto de Primeiro Domingo de Advento da igreja Luterana será em alemão
Culto de Primeiro Domingo de Advento da igreja Luterana será em alemão (foto: Divulgação/CECLB)

História

A Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Brasília completou 52 anos em abril. Quando foi formada na Entrequadras Sul 405/406, a cidade tinha apenas nove anos. Pouco mais de 15 famílias, a maioria vinda dos estados do Sul, participaram da fundação. Antes de o templo ficar pronto, em terreno destinado pela Novacap, numa área nobre do Plano Piloto, as famílias se reuniam nas casas umas das outras.

No Brasil, a direção da Igreja Luterana, fundada há 500 anos pelo monge alemão Martinho Lutero, sempre teve por base Porto Alegre. É em torno da capital gaúcha e arredores que se assentaram, desde 1824, os imigrantes alemães portadores da fé luterana, trazida com outras tradições. Quando Brasília começou a ser construída, na década de 1950, a cúpula eclesiástica no Sul logo percebeu a importância histórica do fato e desenvolveu a convicção de que a Igreja Luterana deveria estar presente na Nova Capital.

Em um ano, ficou pronto o templo que consta de sete grandes placas de concreto unidas num vértice formando um V invertido. Elas representam as sete igrejas do Apocalipse. O espaço recebe até 200 pessoas, e fica pequeno nas celebrações, como no dia da inauguração, em 20 de abril de 1969, um bonito domingo de sol, que reuniu mais de 400 pessoas.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação