Nessa época do ano, é possível encontrar mangueiras cheias de frutos em todo o Distrito Federal. Os brasilienses aproveitam e vão às ruas pegar as mangas diretamente do pé, seja para se deliciar ainda debaixo da árvore ou para levar a fruta para casa. Algumas espécies bastante conhecidas no Brasil são as mangas Tommy, Coquinho, Palmer, Rosa e Espada. Seja qual for a manga, quem anda pela capital vai se deparar com as árvores carregadas durante os próximos meses.
Mesmo com o dia chuvoso, o educador físico Leonardo Alves, 27 anos, aproveitou para retirar as mangas direto do pé enquanto acompanhava a mãe, Rosa Alves, 47 anos, em uma consulta na Asa Sul. "Nós estávamos passando e vimos as mangas, então paramos para procurar as que estão mais maduras", contou o morador da Estrutural após colher as frutas. "Geralmente, nessa época de mangas, a gente fica de olho quando está na rua para ver se acha um pé carregado para pegar umas frutas", ressalta Leonardo.
Segundo a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), Parque da Cidade, Sobradinho, Taguatinga, Lago Sul e Setor de Embaixadas Norte são as regiões com a maior concentração de pés de manga. Estima-se que há em torno de 140 mil mangueiras espalhadas pela capital federal. Além disso, por ser uma árvore perene, ela mantém a folhagem durante o ano inteiro. Já a floração ocorre de agosto a setembro e a frutificação de novembro a janeiro.
Assim como o educador físico, Prislanne Sousa, 26 anos, conta que gosta muito de manga e adora essa época do ano por encontrar as frutas nas ruas do DF. "No Parque da Cidade tem muita (manga). A gente costuma pegar as frutas aqui", ressalta a moradora de Ceilândia Norte acompanhada do noivo. "Onde nós vemos manga, nós paramos para pegar", conta Prislanne.
A mangueira adapta-se bem às regiões como o DF, onde as estações secas e chuvosas são definidas. De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a planta floresce no período seco, sendo que a época de chuvas contribui para aumentar a produção e o tamanho dos frutos. De origem asiática, as mangueiras tiveram uma intensificação do plantio na década de 1980, com a formação de pomares urbanos no DF. No Brasil, as variedades vieram com os portugueses no início do século 16, sendo o primeiro país a cultivar mangueira nas Américas. As árvores podem atingir até 30 metros de altura.
Moradoras de Santa Maria e cunhadas, Rosilene Gonçalves, 40, e Antônia de Sousa, 50, estavam distribuindo currículos na região do Eixo Monumental quando viram a quantidade de mangueiras espalhadas próximo ao Palácio do Buriti. "Como a gente estava caçando emprego, decidimos caçar manga também", conta Rosilene bem-humorada. "Essa manga coquinho é a minha favorita, agora vamos voltar com a sacola cheia para casa", destaca Antônia.
Saúde
Repleta de nutrientes, a manga é muito indicada na alimentação por proporcionar diversos benefícios para o organismo. "A manga é rica em precursores de vitaminas A e C, fibras e antioxidantes. Dessa forma, auxilia no funcionamento do sistema digestivo com benefícios observados em situações como diabetes, obesidade, doenças intestinais e até em doenças cardiovasculares", explica a nutricionista e gastrônoma Camila Ataíde.
Segundo a especialista, os nutrientes dos variados tipos de manga não diferem de forma significativa. No entanto, Camila destaca a importância do consumo de alimentos sem o uso de agrotóxicos, como é o caso das mangas disponíveis nas ruas do DF. "Quando falamos do seu grau de maturação, a manga madura e cultivada em ambientes naturais é a que tem maior nível de nutrientes que nos beneficiam", ressalta a profissional.
