Setor de TI faz alerta de apagão tecnológico no país

Correio Braziliense
postado em 02/12/2021 00:01
 (crédito: foto ilustrativa)
(crédito: foto ilustrativa)

A Federação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro) divulgou um manifesto chamando atenção para a ameaça de colapso no setor. O principal problema é o grande déficit nacional de profissionais da área. A entidade aponta que faltam políticas públicas estratégicas para dar suporte ao segmento.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • 18/03/2019. Credito: Breno Fortes/CB/D.A Press. Italo Nogueira, presidente da Assespro.
    18/03/2019. Credito: Breno Fortes/CB/D.A Press. Italo Nogueira, presidente da Assespro. Foto: Breno Fortes/CB/D.A Press
  • Evento no Sesc. Capital S/A
    Evento no Sesc. Capital S/A Foto: Kléber Lima/ Sesc-DF
  • Flávio Carsalade, presidente do Icomos Brasil. Capital S/A
    Flávio Carsalade, presidente do Icomos Brasil. Capital S/A Foto: Divulgação
  • Italo Nogueira. Capital S/A
    Italo Nogueira. Capital S/A Foto: Divulgação

Luos e puxadinhos

A Luos não será votada este ano na Câmara Legislativa por ainda não haver consenso. E a Lei dos Puxadinhos também pode ser adiada para 2022. Na próxima segunda-feira, haverá reunião entre o presidente da Casa, Rafael Prudente, relatores do projeto e representantes de estabelecimentos comerciais para definirem se há entendimento ou não para levar o texto a plenário.

Apelo ao governo

"Manifestamos profunda preocupação do país sofrer um apagão de recursos humanos para o setor de tecnologia da informação (TI), conclamando a que todos os níveis de governo, Executivo e Legislativo, empresas públicas e privadas se unam urgentemente para implementar políticas públicas que evitem essa situação catastrófica", destaca o manifesto assinado por Italo Nogueira (foto), presidente da Assespro.

Alta demanda na pandemia

A pandemia aumentou muito a demanda por serviços de TI. E a entidade luta pela competitividade tecnológica do país e assim subir no ranking internacional de inovação. Se o quadro não se reverter, o Brasil ficará dependente de tecnologia importada.

Celebração

O manifesto marcou a celebração dos 45 anos da Assespro, que representa 2,5 mil empresas. A data foi marcada com evento, ontem, em Brasília, que reuniu muitos representantes do setor.

Leis importantes

Entre as realizações, foi elencada a contribuição na Lei Geral de Proteção de Dados, no Marco Legal das Startups, na lei de desoneração da folha de pagamento e a criação do Marco Civil da Internet.

Sesc faz homenagem a empreendedores

Integrantes do Sistema Fecomércio-DF foram homenageados, ontem, no Sesc de Taguatinga Norte. A unidade recebeu o nome do presidente do Sindicato dos Feirantes do DF (Sindifeira-DF), Francisco Valdenir Machado Elias, e o restaurante do local se chama agora Jael Antonio da Silva, para reconhecer o trabalho do presidente do Sindicato Patronal de Hotéis, Restaurantes, Bares e similares de Brasília (Sindhobar-DF).

Inédito

"É a primeira parceria internacional que o Sinduscon-DF realiza e não poderia ser por uma razão mais conveniente do que cuidar de Brasília", disse Dionyzio Klavdianos. Flavio Carsalade, presidente do Conselho Internacional de Patrimônios e Sítio (Icomos) no Brasi, participou do evento.

Cooperação para restaurar e preservar

O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal assinou ontem Termo de Cooperação com o Icomos Brasil para criação do Núcleo Técnico de Observação e Conservação do Patrimônio Histórico do Distrito Federal (Nutop-DF). O objetivo é propor ações de restauração e conservação de edificações na capital federal.

Pauta dos distritais até dia 15

As prioridades da Câmara Legislativa até 14 de dezembro são: a votação das medidas do Pró-Economia 2, que inclui o Refis da pandemia, e a Lei Orçamentária para 2022. O secretário André Clemente, em clima de despedida, foi ontem à Câmara tratar da aprovação do pacote de medidas da sua pasta. Hoje, às 14h, retorna à Casa para ser sabatinado pelos distritais devido à indicação ao TCDF.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação