Pandemia

Ômicron: DF tem dois casos de infecção pela nova variante

Mais detalhes sobre os infectados serão repassados pelos gestores da Secretaria de Saúde ainda nesta tarde.

Adriana Bernardes Samara Schwingel
postado em 02/12/2021 14:25 / atualizado em 02/12/2021 15:04
 (crédito: PhonlamaiPhoto/Getty Images)
(crédito: PhonlamaiPhoto/Getty Images)

O Distrito Federal tem dois casos de infecção pela variante ômicron da covid-19. A informação foi confirmada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) ao Correio nesta quinta-feira (2/12). Inicialmente, o DF investigava apenas um caso da nova cepa. "Confirmado dois casos", resumiu Ibaneis à reportagem.

Mais detalhes sobre os infectados serão repassados pelos gestores da Secretaria de Saúde ainda nesta tarde. Um dos casos suspeito é o de um homem recém-chegado da África do Sul. Ele fez o teste da covid-19 em 29 de novembro, com resultado positivo. Apesar de assintomático, o viajante está em isolamento domiciliar desde a chegada à capital. Segundo a Secretararia de Saúde, a vítima tem entre 40 e 49 anos, e recebeu três doses de vacina. 

Em 30 de novembro, o governador Ibaneis Rocha (MDB) cancelou a festa de réveillon no Distrito Federal. A decisão foi tomada logo após a confirmação do surgimento da nova variante, relatada pela primeira vez em países da África. 

O que se sabe sobre a ômicron

Quais as principais diferenças dessa nova cepa?
Tem muita coisa que a gente ainda não sabe. A principal diferença dessa variante é a alta taxa de mutação. Ela tem muitas mutações, e a maior parte delas fica na proteína spike — que é a região do vírus que se liga às células humanas e que é usada pela maioria das vacinas para gerar a imunidade. Eventualmente, isso pode gerar maior transmissão ou redução da efetividade das vacinas. Apesar disso tudo, ainda é muito cedo para a gente mensurar o real perigo dela. Ainda não temos como saber. Até então, não temos nenhuma morte atribuída a essa variante.

O que a Secretaria de Saúde pode fazer para se antecipar a uma nova onda de covid-19?
O Brasil, de forma geral, precisa pedir a exigência da vacinação. Depois, é preciso investir em testagem. Ela precisa ser ampla e irrestrita, de fácil acesso para toda a população. E as pessoas precisam entender que mesmo os vacinados precisam fazer a testagem. Mas, além disso, o Brasil precisa investir em sequenciamento genético.

Vacinação no DF

A vacinação contra a covid-19 avança na capital. Segundo dados da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), 76,84% da população com 12 anos ou mais já tomaram duas doses (D2) ou a dose única do imunizante, o que representa aproximadamente 1,93 milhão de pessoas. Com apenas a primeira dose, o balanço é de que 88,62% das pessoas vacináveis tenham recebido a vacina.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação