Violência doméstica

Grupo faz caminhada pelo fim da violência contra mulher em parceria com a ONU

No DF, o ato vai ocorrer no Parque da Cidade, no próximo domingo (5/12), às 9h

Correio Braziliense
postado em 03/12/2021 11:20 / atualizado em 03/12/2021 12:12
 (crédito: Ana Rayssa/CB/D.A Press)
(crédito: Ana Rayssa/CB/D.A Press)

Em vários pontos do país mulheres vão fazer uma caminhada em combate à violência contra mulheres e meninas. A iniciativa é do Grupo Mulheres do Brasil DF, por meio do Comitê de Combate à Violência contra a Mulher, e em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU).

A 4ª Caminhada pelo Fim da Violência contra as Mulheres e Meninas está marcada para o próximo domingo (5/12), a partir das 9h, em diversos locais do Brasil e do exterior com ações alusivas ao tema. Ao todo, mais de 40 cidades devem participar da mobilização. Em Brasília, a concentração será no Parque da Cidade, Praça Jatobá, Estacionamento 13.

Pandemia de violência doméstica

De acordo com a ONU, cerca de 70% das mulheres sofrem algum tipo de violência ao longo da vida, apenas por causa de seu gênero. A violência de gênero é considerada pela organização uma pandemia global.

O Fórum Brasileiro de Segurança Pública destaca que a pandemia de coronavírus piorou a situação para as mulheres que ficaram confinadas em casa com seus agressores. Segundo o fórum, os números de denúncias diminuíram, o que que as mulheres não conseguiam pedir ajudar, apesar do aumento considerável dos casos de violência doméstica.

Em 2020 foram registrados 1350 feminicídios no Brasil, um caso a cada seis horas e meia. Segundo o Ministério da Família, houve um crescimento de 6% para os casos de feminicídios, e de 34% para denúncias do canal 180, neste último ano, comparado com o mesmo período do ano passado.

Sociedade é convocada a participar da Caminhada pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas
Sociedade é convocada a participar da Caminhada pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas (foto: Divulgação)

SERVIÇO

CAMINHADA PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES E MENINAS
Data: dia 5 de dezembro
Horário: concentração a partir das 9h
Local: Parque da Cidade – Praça Jatobá, estacionamento 13

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação