ETAPA DISTRITAL

Correio conquista prêmio Sebrae de Jornalismo

Correio Braziliense
postado em 04/12/2021 00:01
 (crédito: Arquivo pessoal)
(crédito: Arquivo pessoal)

O Correio venceu a categoria texto da etapa distrital do 8º Prêmio Sebrae de Jornalismo. A reportagem agraciada foi "Pandemia desencoraja ainda mais jovens nem-nem na busca por emprego", de autoria da estudante e então estagiária do Correio Ana Lídia Araújo, publicada no caderno Trabalho & Formação Profissional.

A matéria retrata o aumento da população, durante a pandemia, entre 15 e 29 anos que não trabalha nem estuda. Além disso, essas pessoas, à época, se sentiam desmotivadas a procurar um emprego. "É uma honra muito grande estar entre os premiados desta noite, ainda mais falando de um tema tão importante. Essa matéria exigiu muita apuração, pesquisa e atenção redobrada porque tinham muitos dados", diz a estudante.

Além de ser a grande vencedora dos Distrito Federal na categoria texto, Ana Lídia também levou o segundo lugar com a matéria "A corrida empresarial na pandemia exige reinvenção para superar crise", também publicada no caderno Trabalho & Formação Profissional. Para Jorge Eduardo, um dos jurados da premiação e diretor financeiro da TV Brasília, Rádio JK e Rádio MiX, o mais difícil foi escolher qual dos dois trabalhos da autora merecia o primeiro lugar.

"Eram duas produções de alta qualidade, textos muito bem acabados e a gente percebia que a finalização desse texto era uma característica dela. Foram muito bem editados pela editora, que soube fazer o casamento ideal e trouxe um frescor, um vigor, uma sensação de quem quer ajudar, quem quer trazer pra sociedade uma visão nova, uma visão de apoio", disse o jornalista e também diretor de comunicações das Organizações Paulo Octávio.

Com o término das etapas estaduais e distritais, os vencedores de cada categoria irão concorrer na etapa regional e os classificados participam da etapa nacional, que será celebrada em janeiro de 2022.

Menção honrosa

O Correio também conquistou menção honrosa na 38ª edição do Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo com a série de reportagens "Histórias de Consciência", publicada no caderno Trabalho & Formação Profissional entre 8 de novembro e 13 de dezembro de 2020. As seis matérias especiais abordaram os desafios do mercado de trabalho para pessoas negras e foram escritos por Ana Paula Lisboa, Talita de Souza e Ana Lídia Araújo; na época, subeditora e estagiárias do jornal, respectivamente.

A reportagem que deu início à série, "Empresas desperdiçam talentos negros", mostrou como, por causa do racismo, trabalhadores são prejudicados, enquanto empresas perdem em diversidade, inovação e produtividade. Para Talita de Souza, repórter do site do Correio, "o prêmio é um reconhecimento adicional, pois o maior reconhecimento veio de cada um dos que leram, participaram e foram tocados pelo conteúdo" das reportagens.

"Ver a série reconhecida em um prêmio que trata justamente dos direitos humanos é ter a certeza de algo que já sabíamos quando a Ana Sá e a Ana Paula propuseram a série: falar de questões que ferem a sociedade deve estar em pauta nos nossos jornais até que saiam de cena", complementou Talita.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação