GOVERNO

Ibaneis insiste em Clemente para TCDF

Governo enviou recurso ontem contra decisão que suspendeu nomeação do secretário de Economia do DF para o cargo de conselheiro. Câmara Legislativa aprovou indicação na quinta

Ana Isabel Mansur
postado em 05/12/2021 00:01
 (crédito: Renato Alves/Agência Brasília)
(crédito: Renato Alves/Agência Brasília)

O governador Ibaneis Rocha (MDB) entrou ontem com recurso contra a decisão que suspendeu a nomeação do secretário de Economia do Distrito Federal, André Clemente, para o conselho do Tribunal de Contas do DF. Ibaneis confirmou a informação ao Correio. A suspensão do nome de Clemente ocorreu poucas horas depois da aprovação da indicação pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), na quinta-feira. A decisão — do desembargador Alfeu Gonzaga Machado, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) — atendeu o pedido da Associação Nacional dos Auditores (Conselheiros Substitutos) dos Tribunais de Contas, para sustar qualquer ato relacionado à nomeação de conselheiro do TCDF sem respeito à reserva do cargo para auditores de carreira.

Na prática, o ato suspendeu a nomeação do secretário de Economia do DF para a vaga aberta com a aposentadoria do conselheiro Paiva Martins. A indicação do governador Ibaneis Rocha (MDB) havia sido feita na terça-feira e aprovada pela CLDF dois dias depois, com 19 votos favoráveis, um contrário e uma abstenção. Clemente é auditor tributário de carreira do DF e está no comando da Secretaria de Economia do DF desde o primeiro dia do atual governo.

Carnaval

Por enquanto, o carnaval de 2022 no DF segue em aberto. Ao Correio, o governador afirmou que ainda não há uma posição a respeito da festa, e que aguardará o cenário epidemiológico da pandemia, com a chegada da variante ômicron ao DF, para tomar uma decisão. No entanto, ele se disse "tranquilo, por enquanto." A Secretaria de Saúde confirmou, na quinta-feira, os dois primeiros casos da nova cepa na capital federal, dois homens entre 40 e 49 anos. Um dos pacientes está assintomático e o outro apresenta sintomas leves. Dois dias antes da confirmação, Ibaneis havia anunciado o cancelamento das festas de réveillon, por receio da variante ômicron.

O resultado provisório de chamamento para apoio a atividades culturais carnavalescas permanentes foi publicado na quarta-feira. Os selecionados poderão receber um valor de teto máximo de R$ 3,95 milhões. Descontinuado desde 2015, o desfile das Escolas de Samba do Distrito Federal movimenta um ano inteiro de trabalho comunitário, sendo considerada uma ação potente de formação, socialização e renda para a vizinhança das quadras de ensaios.

Evangélicos

Criticando a relação de governos anteriores do DF com igrejas evangélicas, Ibaneis Rocha visitou ontem a Assembleia de Deus de Brasília, em Taguatinga, onde participou de reunião com obreiros e pastores. O governador fez questão de ressaltar o papel social das igrejas neopentecostais, principalmente durante a crise provocada pela pandemia da covid-19.

Após a visita, em uma rede social, Ibaneis afirmou que "a partir do momento em que assumimos a gestão, nós conseguimos mudar a história do relacionamento das igrejas com o governo do DF. Diferentemente do que se via nas gestões anteriores, quando tivemos casos de igrejas desapropriadas e derrubadas."

Ainda no texto, o governador destacou que os templos "têm um papel social muito importante no auxílio às pessoas carentes" e acrescentou que continuará "regularizando todos os templos religiosos do DF" ainda sem escritura, por meio da Terracap ou da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação.

Obras

Mais cedo, Ibaneis havia visitado as obras do túnel de Taguatinga, que estão 60% concluídas. A construção começou em julho de 2020, e o andamento mantém o cronograma do Governo do Distrito Federal, que pretende entregar o empreendimento no primeiro semestre de 2022. A obra representa um investimento de R$ 275 milhões e criou mais de 1,7 mil empregos. Concluída, beneficiará 137 mil motoristas que circulam pela região.

Atualmente, estão em andamento os serviços de drenagem (18%), terraplenagem (74%), pavimentação (5%) e concretagem da laje de cobertura (25%). A parede de diafragma do túnel está em fase final, com 95% de conclusão. Das 1.066 lamelas necessárias para formar as paredes laterais, restam apenas 55 para serem concretadas.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Na manhã deste sábado (4/12), 400 operários trabalhavam na construção da obra do Túnel de Taguatinga, que recebeu a visita do governador Ibaneis Rocha. Foto:
    Na manhã deste sábado (4/12), 400 operários trabalhavam na construção da obra do Túnel de Taguatinga, que recebeu a visita do governador Ibaneis Rocha. Foto: Foto: Renato Alves/Agência Brasília
  • Na manhã deste sábado (4/12), 400 operários trabalhavam na construção da obra do Túnel de Taguatinga, que recebeu a visita do governador Ibaneis Rocha. Foto:
    Na manhã deste sábado (4/12), 400 operários trabalhavam na construção da obra do Túnel de Taguatinga, que recebeu a visita do governador Ibaneis Rocha. Foto: Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação