Mérito Buriti e Mérito Economia

Correio Braziliense
postado em 06/12/2021 00:00 / atualizado em 06/12/2021 00:00
 (crédito:  Divulgação)
(crédito: Divulgação)

Representantes do setor produtivo no DF, parlamentares e autoridades locais e federais serão homenageados hoje com as medalhas mérito Buriti e mérito Economia.
A primeira será entregue pelo governador Ibaneis Rocha e a segunda pelo Secretário de Economia, André Clemente. Será a primeira vez que o GDF concederá a medalha mérito Economia. A condecoração foi criada em 2021 e passará a ser anual.

Transição de cargo

"A medalha é uma justa homenagem a servidores, cidadãos e empresários que contribuíram para o desenvolvimento e fortalecimento da economia do Distrito Federal, especialmente neste período tão difícil de pandemia pelo qual atravessamos nos últimos dois anos" , explicou Clemente. O secretário está com um pé no GDF e outro no Tribunal de Contas. Aguarda decisão judicial que permita ou não a posse como conselheiro. A indicação já foi aprovada pela Câmara Legislativa.

Ministros

Além de diversas lideranças de setores empresariais da cidade, estarão entre os agraciados com o mérito Economia a primeira-dama Michelle Bolsonaro, a ministra Damares Alves e o ministro do TCU Aroldo Cedraz.

Medalha para os K9

Quatro cães K9, que se "aposentaram" depois de muitos serviços prestados ao BP Cão da PMDF, serão condecorados por Ibaneis com a medalha mérito Buriti. Prometem ser a atração do evento de hoje, às 10h, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

Balanço de caixa

O último relatório fiscal da Secretaria de Economia, que é de outubro, apontou um crescimento de arrecadação em R$ 1,3 bi. E a projeção para fechar o ano segue a tendência de contas no azul. Uma realidade bem diferente da de outros estados que estão no vermelho.

A receita da receita

A fórmula local para manter a saúde financeira dos cofres públicos foi: eliminar o peso morto de impostos; reajustar a carga tributária, reduzindo alíquotas com acréscimo da base de arrecadação; e aumentar a fiscalização para reduzir sonegação. Mas, segundo especialistas, garantir um ambiente de confiança ao setor produtivo local foi essencial para não afundar a economia do DF.

Amanhã é dia de abraço ao Teatro

Será oficializada a criação da Associação dos Amigos do Teatro Nacional (ATENA) amanhã, às 9h, com um grande abraço ao monumento. Fechado desde 2014, aguarda desde então por uma grande reforma.


Cooperativa de Crédito em Taguatinga

Apesar da crise causada pela pandemia, as cooperativas de crédito mantiveram forte crescimento de suas operações. E, nos próximos cinco anos, moradores de Taguatinga contarão com uma oferta de R$ 100 milhões. Mais uma unidade da Sicredi Planalto Central será inaugurada no DF, na sexta-feira. Taguatinga foi a região escolhida para a expansão da cooperativa, que conta com 17 agências no país.

Incentivo ao comércio

"A cooperativa de crédito se consolida no Distrito Federal como uma opção sustentável de incentivo ao comércio, agronegócio e ao desenvolvimento social das comunidades — isto porque utiliza seus ativos para financiar os próprios associados, mantendo os recursos nas comunidades onde são gerados", explica Pedro Caldas, presidente da Sicredi Planalto Central.

Comitiva em Barcelona

O empresário de Brasília Eduardo Nery, CEO da Every Cybersecurity and GRC, foi um dos palestrantes da edição 2021 da Smart Cities Brazil, evento organizado pela Câmara de Comércio Brasil-Catalunha (CCBC), em conjunto com a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e o Smart Cities World Expo Congress. Embaixador da CCBC em Brasília, ele falou sobre "Governança, Riscos e Compliance em Cidades Inteligentes". A agenda ainda incluiu uma visita técnica ao FC Barcelona para conhecer mais detalhes da sólida gestão e compliance do clube catalão.

Palestra
para o Lide DF

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, é o convidado palestrante do almoço organizado pelo Lide Brasília. O anfitrião do evento, na quarta-feira, será o empresário Paulo Octávio, que preside o Grupo de Lideranças Empresariais no DF.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  •  03/12/2021. Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Secretário de Economia do Distrito Federal, André Clemente.
    03/12/2021. Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Secretário de Economia do Distrito Federal, André Clemente. Foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A.Press
  •  2021. Credito: PM DF
    2021. Credito: PM DF Foto: PM DF
  •  2021. Credito: Divulgação.
    2021. Credito: Divulgação. Foto: Divulgação

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação