Como frear o desmatamento?

Severino Francisco  
postado em 07/12/2021 00:01

Um colega de redação desferiu, de chofre, uma pergunta desconcertante: para que servem os bilionários? Tive de tomar o fôlego por alguns instante para puxar o fio de alguma meada. No entanto, logo me lembrei que havia lido o livro Como evitar um desastre climático — As soluções que temos e as inovações necessárias (Ed. Cia das Letras), de Bill Gates.

Em vez de esconder o dinheiro em paraísos fiscais, como fazem vários milionários e bilionários da taba, inclusive ministros, ele resolveu dedicar-se à uma causa em que está em jogo a vida e a morte do planeta. Eis aí para que serve um bilionário.

"Mais hambúrgeres em um lugar correspondem a menos árvores em outro", escreve Bill Gates em Como evitar o desastre climático. Ele estabelece uma relação direta entre a criação de animais para alimentação, a agricultura e o desmatamento. O desmatamento não ocorre pelas mesmas razões em todos os lugares.

No Brasil, a causa mais determinante para a destruição da Floresta Amazônica nas últimas décadas é a criação de pastagens para o gado. As florestas brasileiras se reduziram em 10% desde 1990. "E, como o alimento é uma mercadoria global, o que é consumido em um país pode levar a mudanças no uso da terra em outro", explica Bill Gates. "Conforme o mundo ingere mais carne, o desmatamento na América Latina acelera".

Além disso, existe o problema da emissão de gases pelas vacas. No mundo inteiro, existe 1 bilhão de cabeças de gado para prover a alimentação de carne e de laticínios. Os cientistas avaliam que o metano desprendido dos arrotos e flatulências representa cerca de 4% das emissões globais. As tentativas de criar vacinas não foram bem-sucedidas até agora. Bill Gates defende a carne vegetal. "Todas as alternativas existentes no mercado são melhores para o meio ambiente, pois utilizam bem menos terra e água e são responsáveis por menos emissões".

Os cientistas estimam que 30% das emissões de dióxido de carbono são provocadas pelo desmatamento. Quando as árvores queimam, liberam rapidamente o dióxido de carbono que contêm — mas também causa danos mais difíceis de perceber.

Como interromper o processo de aceleração das mudanças climáticas? A estratégia mais eficiente é parar de cortar tantas árvores. O desafio será produzir 70% mais alimento para prover as necessidades do planeta e, simultaneamente, reduzir as emissões e lutar para que sejam eliminadas inteiramente: "Isso exigirá inúmeras mudanças, incluindo novos métodos de fertilizar plantações e criar animais, menos desperdício de alimentos e uma mudança de hábito entre as populações dos países ricos — diminuir o consumo de carne, por exemplo".

Nos primeiros tempos da Microsoft, Bill Gates e o sócio Paul Allen estabeleceram como meta "um computador em cada mesa de trabalho e em cada casa". As pessoas diziam que eles eram loucos. A utopia de zerar o aquecimento global é uma meta incomparavelmente mais ambiciosa, que exigirá a mobilização de todos os países, da ciência, dos governantes, da economia, das políticas públicas, da sociedade civil, das empresas e dos investidos. Mas Bill Gates acha que isso é possível.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação