Metas de desenvolvimento para o DF

Correio Braziliense
postado em 07/12/2021 00:01
 (crédito: Arquivo pessoal)
(crédito: Arquivo pessoal)

O Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Estratégico do Distrito Federal (Codese-DF) inicia, a partir de amanhã, um calendário importante de reuniões para elaborar o documento "O DF que a gente quer 2040". Ele reunirá um conjunto de metas a ser entregue, em junho do ano que vem, aos candidatos ao GDF. Será feito também um balanço do que o governo Ibaneis Rocha realizou das metas do documento anterior de 2018.

Fórum

Amanhã, das 8h30 às 12h30, representantes das 17 câmaras técnicas vão se reunir para dar início ao Fórum. Será na Faculdade Senac, na 913 Sul. E, para 26 de março, no Museu da República, está programada uma reunião aberta a todo o público que deseje colaborar com sugestões ao documento.

Eixos de trabalho

O Codese representa a sociedade civil e tem entre os integrantes acadêmicos, empresários, representantes do esporte e da cultura do DF e de movimentos sociais. O trabalho será dividido em seis eixos estruturantes: Desenvolvimento Urbano; Desenvolvimento Econômico; Cidadania e Desenvolvimento Social; Ride; Economia Criativa; e Sustentabilidade, Inovação e Tecnologia.

Missão

A entidade formada pela sociedade civil foi criada, segundo o estatuto, para "discutir soluções estratégicas em desenvolvimento econômico para melhorar condições de renda e de vida da população do DF".

Moradia para baixa renda

Segundo o presidente do Codese, Leonardo Oliveira de Ávila, a questão mais urgente é a fundiária e de moradia. "Pessoas de baixa renda precisam ter acesso a loteamentos legalizados, planejados dentro do DF. Mas não existe essa oferta hoje, e elas são empurradas a morar em assentamentos", aponta.

Mercado de imóveis
se mantém aquecido

O Boletim de Conjuntura Imobiliária do Sindicato da Habitação(Secovi/DF) aponta que a variação do Volume Geral de Vendas, o VGV, de outubro de 2021 ultrapassou os R$ 2 bilhões, em relação a setembro de 2021, com uma alta de 5,98%.

Regiões rentáveis

Em outubro, o destaque no quesito rentabilidade foi a região de Taguatinga, que superou Águas Claras na categoria loja (0,70%). Já para salas, Águas Claras supera com 0,73%. Setor de Indústria continua também se destacando, ao registrar 0,76% de rentabilidade para lojas.

Residenciais

Já as maiores rentabilidades para imóveis residenciais continuaram na região de Águas Claras: 0,61%, 0,44%, 0,42% e 0,43%, para as categorias kitinete, 1 dormitório, 2 dormitórios e 3 dormitórios, respectivamente.

Troféu
Stella Prata

A Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais (BPW Brasília-DF) vai premiar hoje atuações de destaque no

apoio ao empreendedorismo com o Troféu Stella Prata 2020/2021. Autoridades, parlamentares, empresários e empresárias serão homenageados. O evento será às 20h, na Asbac. "Depois de um período tão difícil com a pandemia, é hora de agradecer a todos que apoiaram nossas ações pelo DF", disse Bernadeth Martins, presidente da BPW Brasília.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • 09/08/2021 Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil.  Brasilia - DF. Rodoviária do Plano Piloto.
    09/08/2021 Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Rodoviária do Plano Piloto. Foto: Minervino J?nior/CB/D.A Press
  • Crédito: Divulgação. Capital S/A. Leonardo de Ávila,  novo presidente do Codese.
    Crédito: Divulgação. Capital S/A. Leonardo de Ávila, novo presidente do Codese. Foto: Divulgação

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação