De volta para Brasília, Sandro Avelar será o 02 da PF

Correio Braziliense
postado em 07/12/2021 00:01
 (crédito: PSB/Divulgação)
(crédito: PSB/Divulgação)

O ex-secretário de Segurança Pública do DF Sandro Avelar desembarca, nesta semana, em Brasília, e assume o cargo de 02 da Polícia Federal (PF). O delegado passou os últimos três anos como adido da corporação em Londres. Agora, reassume como diretor-executivo da PF, onde esteve em 2018, como segundo na hierarquia, então, comandada pelo delegado Fernando Segovia. No primeiro ano da temporada em Londres, Sandro foi convidado para voltar ao DF, para a Secretaria de Segurança, mas estava se instalando na Inglaterra com a família e não topou.

 Largada eleitoral

Semana quente na política: o MDB lança, amanhã, a pré-candidatura da senadora Simone Tebet (MS) à Presidência da República, e o Podemos recebe, sexta-feira, a filiação do ex-coordenador da Lava-Jato em Curitiba e ex-procurador da República Deltan Dallagnol.

 Pedido atendido

A Neoenergia atendeu a recomendação expedida pela Procuradoria Distrital dos Direitos do Cidadão (PDDC) para a instalação de novos postos de atendimento presencial no Distrito Federal. Em reunião realizada ontem, com o procurador Eduardo Sabo, a concessionária comunicou a abertura de novos postos no Paranoá, em São Sebastião e em Planaltina. A Neoenergia informou, ainda, a inauguração de três outros postos até 22 de dezembro. A recomendação do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) foi motivada em razão das inúmeras reclamações de consumidores causadas pelas sucessivas interrupções de energia
e a demora para restituição do serviço.

Homenagem canina

Cinco cães da raça pastor belga de Malinois da Polícia Militar do DF que se aposentaram receberam, ontem, a Medalha do Mérito Buriti, concedida pelo governador Ibaneis Rocha (MDB). Foram homenageados entre 448 autoridades e pessoas da sociedade civil que prestaram importantes serviços em benefício do DF. Os cachorros Barney, Benhur, Shenna e Cherry serviram à corporação, atuando em busca de substâncias e de pessoas desaparecidas. Hoje, a PM tem 48 animais na ativa.

 Recordista

Um dos cães recebeu a homenagem post mortem. Eddy morreu em novembro, com quatro anos, durante uma cirurgia, devido a uma torção gástrica. Ele foi recordista
em apreensões neste ano.

 Festa de despedida

A festa de entrega da Medalha do Mérito
GDF—Economia realizada ontem teve o secretário
de Economia, André Clemente, como anfitrião.
Pode ser a despedida do Executivo, se a Justiça autorizar a posse no Tribunal de Contas do DF.
Por enquanto, uma liminar impede o projeto.
Mas Clemente parece animado com as possibilidades. A festa reuniu deputados distritais, integrantes do governo e até futuros colegas de Clemente.
Pelo menos dois conselheiros estavam presentes: Marcio Michel e Inácio Magalhães. Muitos empresários, também. O governador Ibaneis Rocha
e o vice, Paco Britto, prestigiaram o homem que comandou o cofre do GDF nos últimos três anos.

 

Trilha sonora

O governador Ibaneis Rocha (MDB) foi recebido na solenidade de entrega das medalhas do Mérito Buriti com a trilha sonora da série Game of Thrones, conduzida pela banda do Corpo de Bombeiros do DF.

Para o PSB do DF, seria bom formar uma federação com o PT?

Esse debate está sendo feito nacionalmente. Tem estados a favor, e outros contra. Temos que levar em conta qual será o caminho mais eficiente para a eleição de um presidente comprometido com o fortalecimento da democracia e, ao mesmo tempo, garantindo uma boa bancada de deputados capazes de dar sustentação às mudanças que precisarão ser feitas. Mas temos que ter cuidado para não perdermos nossa identidade. Percebo que há resistências no DF à constituição de uma federação nesses termos.

 

O partido vai mesmo lançar Rafael Parente ao governo ou está aberto a negociações?

Já lançamos Rafael Parente como nosso pré-candidato e temos trabalhado bastante na construção desse projeto. Estamos dialogando com as forças políticas para construir uma coligação ao redor de seu nome, e as pesquisas recentes nos dão força e ainda mais certeza de que estamos no rumo certo, pois mostram o quanto o Rafael Parente tem crescido e ganhado densidade política e eleitoral.

 

Rodrigo Rollemberg terá dificuldades de se eleger deputado federal sem aliança com outra legenda?

Estamos, neste momento, construindo nossas nominatas tanto para distrital quanto para federal. Rodrigo Rollemberg é um quadro muito consolidado na política local, e, a cada caminhada que temos feito pelo DF, vemos o carinho imenso da população com nosso ex-governador. Temos certeza que ele tem total condições de ser eleito. Inclusive, temos dialogado com outros ótimos nomes para deputado federal e, caso essas candidaturas se consolidem, o PSB terá condições de eleger mais de um deputado federal, ainda mais com a nova legislação que beneficia os partidos que fizerem o quociente eleitoral.

O PSB tem dificuldades com os distritais que elege. Expulsou Rogério Ulysses, se desentendeu com Joe Valle e agora também pediu a saída de José Gomes. O partido escolhe mal seus candidatos?

Seremos mais cuidadosos na composição da chapa para deputados distritais e federais. Queremos eleger pessoas que tenham compromisso com o partido e com a cidade. Todos os parlamentares que se elegeram pelo PSB e depois saíram tiveram vida curta. Rodrigo Rollemberg, que tem o PSB como seu único partido em toda sua trajetória, tem uma carreira vitoriosa. Sua fidelidade partidária serve de exemplo.

Qual é a aposta do partido para distrital agora?

Estamos construindo uma chapa bem equilibrada de pré-candidatos a deputado distrital. Nossa grande aposta é na diversidade, na representatividade. Nossos Congressos elegeram mais mulheres, mais pessoas negras, mais representantes da comunidade LGBTQIA , mais pessoas com deficiência, mais representantes de movimentos sociais. Queremos reproduzir isso nas urnas no próximo ano. Teremos uma chapa diversa, competitiva e de pessoas preparadas, compromissadas e com inserção social.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • 25/09/2014. Crédito: Minervino Junior/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. O candidato a Deputado Federal pelo Distrito Federal, Sandro Avelar, durante encontro no Clube da Associação de Delegados da Polícia Civil - ADEPOL.
    25/09/2014. Crédito: Minervino Junior/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. O candidato a Deputado Federal pelo Distrito Federal, Sandro Avelar, durante encontro no Clube da Associação de Delegados da Polícia Civil - ADEPOL. Foto: Minervino Junior/CB/D.A Press
  • Senadora se destacou na CPI da covid-19
    Senadora se destacou na CPI da covid-19 Foto: Pedro França/Agência Senado
  • Pastor belga da PM que foi homenageado com medalha do Mérito Buriti
    Pastor belga da PM que foi homenageado com medalha do Mérito Buriti Foto: Divulgação/Agência Brasília
  •  Cão Eddy, da PMDF, homenageado com medalha post mortem
    Cão Eddy, da PMDF, homenageado com medalha post mortem Foto: PMDF/Divulgação
  • Festa do Mérito GDF - Economia - Ibaneis Rocha e André Clemente
    Festa do Mérito GDF - Economia - Ibaneis Rocha e André Clemente Foto: Ana Maria Campos/CB/D.A Press

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação