Covid-19

Saúde libera escolha de vacinas

Correio Braziliense
postado em 08/12/2021 00:01
 (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
(crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal vai liberar, a partir de hoje, a escolha de vacinas contra a covid-19. A medida vale para adultos e visa incentivar a população da capital a se imunizar contra a doença. Adolescentes, grávidas e puérperas devem, obrigatoriamente, tomar a vacina da Pfizer/BioNTech. Atualmente, a pasta conta com mais de 1 milhão de doses em estoque para atendimento.  

"O nosso intuito é vacinar ao máximo a população para que a gente tenha uma cobertura vacinal destaque no Brasil", afirmou o secretário de Saúde, general Manoel Pafiadache. Para a primeira dose não é preciso agendar, basta comparecer a um dos pontos de atendimento que podem ser consultados no site da secretaria www.saude.df.gov.br. 

Em relação à segunda dose, de acordo com a Saúde, aproximadamente 211 mil moradores do DF já poderiam ter recebido, mas ainda não compareceram a um posto de vacinação. A pasta esclarece sobre os novos prazos para a segunda dose: 28 dias após a primeira aplicação, no caso da CoronaVac; e de 56 dias ou oito semanas para AstraZeneca ou Pfizer-BioNTech, não importa a data prevista no cartão.

Já a dose de reforço está disponível para todo o público acima de 18 anos que tenha completado o ciclo vacinal há, pelo menos, cinco meses. Conforme as recomendações do Programa Nacional de Imunização (PNI), é preferencialmente aplicado o imunizante da Pfizer-BioNTech, porém, há disponibilidade de CoronaVac para pessoas com relatório médico com essa indicação. Quanto à vacina da Janssen, o Distrito Federal receberá novas unidades do Ministério da Saúde para aplicação, como dose de reforço, para a população que recebeu esse imunizante. Vale ressaltar que não se trata de uma segunda dose e, sim, do reforço vacinal.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação