Pandemia

Ibaneis defende passaporte

Governador fez pedido público para que o governo federal volte atrás da decisão de não exigir comprovante de vacinação

SAMARA SCHWINGEL JÚLIA ELEUTERIO
postado em 09/12/2021 00:01
 (crédito:  Getty Images/AFP)
(crédito: Getty Images/AFP)

Apesar da decisão do governo federal de não exigir o passaporte de vacinação nacionalmente, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), optou por manter a exigência de apresentação do cartão de vacina para a entrada em shows, festas e eventos esportivos. Segundo ele, o posicionamento do Ministério da Saúde não altera a atual situação do DF. Porém, Ibaneis fez um pedido público para que o governo federal volte atrás e passe a cobrar o passaporte de vacinação para viajantes que entram no país.

"Vamos manter exatamente como está. Entendemos que não é necessário para restaurantes, bares e não vamos cobrar. Mas, para a entrada no país, como é colocado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), acho que deveria manter para pessoas vindas de outros países", declarou o governador durante o evento de pré-candidatura à presidência da república da senadora Simone Tebet (MS), pelo MDB. "Fica o pedido às autoridades brasileiras, ao ministro Queiroga (Saúde) e ao presidente da República, uma reavaliação", complementou.

O chefe do Executivo local não é o único cauteloso, para a infectologista Ana Helena Germoglio, a medida é essencial para frear a pandemia. Ela destaca que a adesão aos chamado passaporte de vacinação é essencial para incentivar as pessoas a se imunizarem. "Precisamos colocar barreiras para o surgimento das variantes. Nós sabemos que elas vão continuar aparecendo", diz. Ela acredita que o DF deveria ampliar a medida para bares e restaurantes.

Ontem, o DF recebeu mais 10.250 doses da Janssen a serem aplicadas como dose de reforço para quem recebeu a dose única do imunizante. O intervalo entre as aplicações precisa ser entre dois e seis meses. Por isso, a partir de amanhã, quem se vacinou com Janssen até 30 de junho poderá buscar pelo reforço.

Mais uma UPA 

Na quarta-feira, Ibaneis inaugurou a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Planaltina, no Setor Mestre D'Armas. Essa é a quinta unidade entregue neste governo, as outras foram no Paranoá, Ceilândia, Gama e Riacho Fundo 2. Além das que estão prontas, Ibaneis pretende inaugurar mais duas ainda este ano. Cada instalação tem a capacidade para atender 4,5 mil pessoas por mês e dar suporte para o funcionamento dos hospitais, agilizando os atendimentos. 

Rosilene Valente, 25 anos, mora em Planaltina há 13 e tem a esperança de melhora nos atendimentos. "Tenho uma filha cadeirante e espero que aqui tenham médicos para atender quem precisa.", relata a dona de casa. 

Covid-19

Entre segunda-feira e ontem, o DF registrou mais 52 casos e duas mortes por covid-19. No total, a capital soma 518.258 notificações e 11.049 óbitos desde o início da crise sanitária. A taxa de transmissão está em 0,88 — valor 0,04 maior que o registrado um dia antes. A média móvel de casos atingiu o menor índice do ano e está em 73. A mediana de mortes está em 2,20, também a menor de 2021. 

Em relação à vacinação, 91,16% da população apta no DF recebeu a D1, o que corresponde a 2.292.161. Com o ciclo vacinal completo, ou seja D2 ou dose única, são 78,79%, 2.031.617. Entretanto, 211 mil moradores do DF estão com a D2 em atraso.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação