Violência

Latrocida está foragido há 6 anos

Darcianne Diogo
postado em 10/12/2021 00:01
 (crédito: Darcianne Diogo/CB/D.A Press)
(crédito: Darcianne Diogo/CB/D.A Press)

Com 16 passagens por furtos e roubos e seis mandados de prisão em aberto, o homem apontado como autor do latrocínio (roubo seguido de morte) da aposentada Geralda Cândida Santos, 79 anos, é procurado pela polícia. Ele também é suspeito de dois estupros. José Paulo Trindade, 64, é foragido da Justiça, desde que fugiu do Centro de Progressão Penitenciária (CPP). A extensa ficha criminal não o intimidou a se passar por um marceneiro, entrar na casa da idosa, no Guará 2, e a estrangular com um fio. Sob forte comoção e revolta, Geralda foi sepultada, ontem, no Cemitério Campo da Esperança da Asa Sul.

Oferecendo serviços de marcenaria, José conseguiu a confiança de Geralda. No dia do crime, o suspeito bateu em outras portas, mas sem sucesso. Aproveitando-se da vulnerabilidade da idosa, ele entrou no imóvel, às 10h15 de segunda-feira, e permaneceu por 28 minutos. Nesse período, o homem usou um fio de extensão para estrangular a aposentada até a morte, roubou uma mochila e um notebook.

Após o latrocínio, imagem da câmera de monitoramento de um ônibus flagrou José entrando no coletivo, na QE 30. Em depoimento, o motorista contou que o passageiro embarcou sem a máscara facial e foi repreendido. "Houve uma pequena discussão entre o motorista e o autor por esse motivo", detalha o delegado-chefe da 4ª Delegacia de Polícia (Guará 2), Anderson Espíndola.

Machucado e com sangue no rosto, José sentou no banco da frente e desceu na QI 7 do Guará 1. Depois, seguiu para Planaltina de Goiás, onde ficou na casa da filha. Policiais civis conseguiram localizar o endereço da mulher, mas José não estava no local. Aos investigadores, ela contou que o pai disse que havia caído e, por isso, tinha um ferimento no rosto. Até o fechamento desta edição, o suspeito não havia sido localizado.

José Paulo é foragido do sistema prisional do DF desde 2015, quando saiu do CPP para o saidão e não retornou. Natural de Porto Alegre (RS), o criminoso tem seis mandados de prisão em aberto em São Paulo e 16 passagens por furtos e roubos. "O autor reside em Trindade (GO) e vem ao DF frequentemente para cometer crimes. É também investigado o envolvimento dele em dois estupros, em Goiás e em Ceilândia", frisa o delegado.

Sepultamento

Em clima de revolta e dor, familiares e amigos velaram a aposentada ontem. A cerimônia começou às 13h na Capela 9. Para André Neves, 24, neto de Geralda, a avó deixa o exemplo de uma mulher bondosa, compreensível e de coração bom. "A gente nunca imagina que um crime desse aconteça com a gente. Ainda mais uma pessoa que não fazia mal a ninguém. Falar da minha avó não tem palavras. O tanto que ela era boa e amada", lamenta o rapaz.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação