O "mundo" de Brasília que ganhou o país

Correio Braziliense
postado em 10/12/2021 00:01
 (crédito: Divulgação)
(crédito: Divulgação)

Edmar Mothé, CEO da BioMundo e do Mundo dos Filtros, recebeu o troféu de empresário do ano pelo Grupo de Lideranças Empresariais do Distrito Federal (Lide-DF). A BioMundo foi fundada em Brasília, em 2017, e é um sucesso nacional. Expandiu e hoje tem 160 lojas com franquias em 16 estados e no DF, que somam 200 mil clientes. E tem mais de 23 operações na capital federal. É a segunda maior rede de produtos naturais no país. "O Brasil precisa de empresários assim, que não tenham medo de investir, gerar empregos e ativar a nossa economia", disse Paulo Octávio, presidente do Lide-DF. "Receber esse prêmio é um reconhecimento importante, que me deixa muito feliz e me diz que conduzi bem essa trajetória empresarial", agradeceu Mothé.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  •  Crédito: Moacir Evangelista/Fibra. Capital S/A. Jamal Bittar recebe medalha de mérito da Economia
    Crédito: Moacir Evangelista/Fibra. Capital S/A. Jamal Bittar recebe medalha de mérito da Economia Foto: Moacir Evangelista/Fibra
  •  Crédito: Divulgação. Capital S/A. Reunião Codese DF com deputado Rodrigo Delmasso
    Crédito: Divulgação. Capital S/A. Reunião Codese DF com deputado Rodrigo Delmasso Foto: Divulgação
  •  Crédito: Divulgação. Capital S/A. Evento Circuito Sustentável no CONIC
    Crédito: Divulgação. Capital S/A. Evento Circuito Sustentável no CONIC Foto: Divulgação

Circuito Sustentável no Conic

Lojas, brechós, feiras de vinil e skate fazem parte da identidade criativa e diversa do Conic. O tradicional espaço no Setor de Diversões Sul vai receber o Circuito Sustentável amanhã, das 12h às 17h, em um grande encontro de representantes da economia criativa e de consumidores do local, que já conta com uma loja on-line no Instagram @sub_bsb/. Quem quiser pode escolher um produto e buscar no dia do evento, caso queira se antecipar às vendas presenciais na data.

Reunião do Codese-DF

Os membros do Codese-DF iniciaram oficialmente os trabalhos da nova versão do documento "O DF que a gente quer!", com propostas para o futuro do Distrito Federal, de 2022 até o ano de 2040. O projeto conta com o apoio de consultores do Sebrae-DF. A primeira reunião do grupo, nesta semana, teve a presença do secretário de Governo, José Humberto Pires, do secretário de Desenvolvimento Econômico do DF, Márcio Faria, e do deputado distrital Rodrigo Delmasso (foto). Uma emenda parlamentar dele, no valor de R$ 550 mil, foi destinada ao projeto. Serão realizadas rodadas de conversas nas cidades do DF para ouvir as demandas da comunidade. O presidente do Codese, Leonardo Ávila, disse que a entidade vai buscar a participação de todos os setores da sociedade para elaborar o documento.

Ferrovia JK

O Minfra assinou contrato, ontem, com seis grupos empresariais para concessão de estradas de ferro. Entre elas, a Juscelino Kubitschek (EFJK), que terá 1.108 km de extensão, entre Brasília e Barra de São Francisco (ES), passando por Goiás e Minas Gerais. Proposta pela empresa Petrocity, originária do setor de portos, a EFJK vai escoar produtos do Centro-Oeste. As principais cargas são rochas ornamentais, madeira, grãos, algodão, produtos siderúrgicos, minério de ferro e sal-gema. Os investimentos no projeto chegam a R$ 14,2 bilhões.

Substitutivo para projeto dos puxadinhos

Foi aprovado em primeiro turno, ontem, o Projeto de Lei para regularizar os chamados puxadinhos de estabelecimentos comerciais na Asa Sul. A proposta foi enviada à Câmara Legislativa pela Seduh e pré-avaliada pelo Iphan. Mas, na votação em segundo turno, prevista para a próxima terça-feira, será apresentado um substitutivo. Ele vai aglutinar as emendas que ficaram de fora da apreciação ontem. Entre elas, a que permite que as pontas das entrequadras comerciais sejam ocupadas por qualquer tipo de comércio, como supermercado, academia de ginástica, dentre outros. Atualmente, apenas bares e restaurantes podem usar o espaço considerado de convivência e lazer, podendo ter cadeiras e mesas em área pública.

Taxa de ocupação

A nova Lei dos Puxadinhos promete resolver uma pendência que se arrasta há décadas e que a última norma não conseguiu. Ela prevê agora que, obedecendo às regras urbanísticas, não será necessário mais ter a autorização de todos os proprietários do bloco comercial para realizar a ocupação. Além disso, a referência da taxa de ocupação passa a ser o valor do metro quadrado do IPTU. E a taxa será cobrada apenas pela área do piso térreo, não mais do subsolo e primeiro andar.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação