CLIMA /

Fortes chuvas neste fim de semana

De acordo com Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as precipitações em dezembro serão acima da média. Por conta disso, as comportas da barragem do Lago Paranoá foram abertas preventivamente

Ana Maria Pol
postado em 11/12/2021 00:01
 (crédito:  Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

As comportas da barragem do Lago Paranoá foram abertas ontem, pela Companhia Energética de Brasília (CEB). O objetivo, de acordo com a empresa, é amenizar o volume do reservatório, que atingiu a cota de 1000,57 metros na última quinta, devido às chuvas dos últimos dias. Segundo a CEB, não há previsão de quanto tempo as comportas permanecerão abertas, ou informações sobre a vazão delas. A operação teve duração de cerca de duas horas. Ao ser liberado, o recurso volta para o Rio Paranoá, sem desperdício.

Cerca de 60cm de cada comporta ficaram abertos, o que permite o escoamento de 42 metros cúbicos de água por segundo, ou seja, 42 mil litros a cada segundo. Em nota, a companhia informou que a abertura levou em consideração a previsão de fortes chuvas que podem ocorrer no DF durante o final de semana, e foi realizada de forma preventiva, para que o reservatório se mantenha no padrão adequado sem prejudicar a população que vive a jusante do rio, tampouco as atividades realizadas no Lago Paranoá.

Segundo o diretor da CEB Geração, Rodrigo Roriz, 2021 tem apresentado um volume um pouco maior de chuvas, o que obrigou a abertura das comportas um pouco antes do que é normalmente observado. "O volume de chuvas costuma aumentar em meados de fevereiro, porém o mês de novembro apresentou um índice pluviométrico mais expressivo, o que demandou três aberturas de portas até o momento", destaca.

A operação teve início por volta de 8h30, e seguiu os protocolos previstos no Plano de Segurança da Barragem. A ação inicia após o disparo do alerta via SMS para os moradores ribeirinhos que vivem ao longo do rio, com o intuito de evitar acidentes com a alta da correnteza. Além disso, as sirenes do sistema de notificação em massa são acionadas. Elas alcançam uma área de 10 quilômetros quadrados, e completam o aviso de que o volume do rio vai aumentar.

A Defesa Civil e os demais órgãos pedem aos cidadãos que saiam imediatamente da margem do rio durante o procedimento, procurando um lugar mais alto e longe do curso d'água. O processo conta, ainda, com um trabalho integrado entre a CEB, Defesa Civil e Corpo de Bombeiro Militar do DF (CBMDF). De acordo com a Defesa Civil, quando há dúvidas sobre a presença de pessoas nas proximidades do rio, um helicóptero dos bombeiros faz sobrevoo pela região da barragem para checagem de segurança.

Além do Lago Paranoá, os níveis dos reservatórios de água do Distrito Federal permanecem elevados. Até ontem, o Rio Descoberto alcançou a cota de 10.27,41m, que equivale a 60,6% do volume. Em Santa Maria, o reservatório alcançou a cota de 1070,81m, o que equivale a 85,6% da sua capacidade. Há um ano, no mesmo dia, ambos reservatórios estavam com a cota maior, de 1.028,73m, e 1.071,32m, respectivamente.

Além do esperado

Até então, o maior registro de chuva do mês de dezembro feito pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) foi em Brazlândia, que registrou 179mm, 74% do previsto para o período, 241,5mm. De acordo com o meteorologista do Inmet, Heráclio Alves, para o mês espera-se uma chuva acima da média, assim como aconteceu em novembro, que tinha como média histórica 227mm, mas teve o maior registro em Plano Piloto, de 350mm. "O canal de umidade que vem do Norte, passa pelo Centro Oeste e vai para o Sudoeste se manteve. Não teve qualquer tipo de bloqueio que impedisse esse sistema. Então, ao longo de novembro, assim como acontece em dezembro, chuvas estão ocorrendo de forma mais intensa", pontua.

A previsão, até o fim do mês, é de mais precipitações. "É um dos meses que mais chove, e são essas pancadas de chuva que ajudam a manter o nível dos reservatórios de água no DF", afirma Heráclio. Amanhã, a previsão do tempo se mantém: "Pela manhã, haverá muitas nuvens, e não se descarta a possibilidade de chuvas isoladas, ainda pela manhã. No decorrer do dia, a nebulosidade deve intensificar e a chance de pancadas de chuvas também aumenta, podendo haver trovoadas", explica o meteorologista. No Distrito Federal, a temperatura varia de 17ºC a 30ºC, e a umidade relativa do ar entre 95% e 40%. "A previsão para o domingo é semelhante".

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Atenção, morador!


- Fique sempre atento à previsão do tempo;
- Evite margens e o leito do rio abaixo de represas;
- Evite entrar ou ficar perto de córregos, rios e cachoeiras em caso de chuva ou caso haja previsão de precipitações;
- Ao ouvir a sirene, desloque-se para o ponto mais alto possível, caso se encontre no vale do rio abaixo da represa;
- Não tente realizar qualquer procedimento de salvamento caso não tenha treinamento ou equipamento adequado para isso;
- Caso seja abordado pela equipe de fiscalização do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil ou da CEB, siga as orientações de segurança;
- Em caso de emergência, de alguém ser levado pelas águas, ficar ilhado ou desaparecido, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros (193) e a Defesa Civil (199);
- Cadastre o número do celular na lista de recebimento de alertas por SMS da Defesa Civil. Para isso, basta enviar mensagem de texto para o telefone 40199, com o número do CEP da região onde mora.
*Com informações da Defesa Civil

Volume de chuva em Dezembro
1º) Brazlândia - 179mm
2º) Planaltina - 164,6mm
3º) Plano Piloto - 155mm
4º) Paranoá - 130mm
5º) Gama - 101,4mm
*Com informações do Inmet

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação