SELO EU, ESTUDANTE

UnB define datas dos semestres

Conselho determinou que os dois períodos de 2022 terão 90 dias. O intuito é que, em 2023, o calendário da universidade esteja novamente alinhado com o civil. Este mês, a instituição começou, gradualmente, a retomar as atividades presenciais

Samara Schwingel
postado em 11/12/2021 00:01
 (crédito: eu estudante)
(crédito: eu estudante)

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Universidade de Brasília (UnB) aprovou uma proposta de regularização dos semestres letivos na instituição. As datas preveem a realização de semestres com, no mínimo, 90 dias de aulas em 2022, começando em 6 de junho e se encerrando em 18 de fevereiro do ano seguinte. O Conselho definiu que as férias entre os semestres serão de, no mínimo, 30 dias. Em 2023, as aulas estão previstas para começarem em 28 de março e se encerrarem em 23 de dezembro e serem retomadas em 2 de janeiro. A expectativa é de que os períodos voltem a ter 100 dias, o padrão da universidade. 

O novo calendário, que tem o objetivo de equilibrar o andamento acadêmico, civil e fiscal da UnB, foi aprovado por 32 votos a favor e duas abstenções. A proposta inicial foi apresentada na reunião anterior e avaliada pelas unidades acadêmicas, que teceram suas considerações e fizeram pequenas alterações nas datas indicadas. A partir dos pontos apresentados, foi construída uma sugestão que, durante a discussão dos membros do conselho, se mostrou como a mais consensual.

De acordo com a proposta final apresentada e aprovada, o primeiro semestre de 2023 acontecerá em harmonia com o calendário civil, corrigindo o descompasso dos semestres. Vice-reitor da UnB, Enrique Huelva comemorou a determinação. "Agradeço esse esforço dialógico das unidades e do Cepe e de termos conseguido tomar essa decisão pelo caminho do consenso, levando em consideração, dentro do possível, todas as análises apresentadas", avaliou Huelva. No entendimento do Decanato de Ensino de Graduação (DEG), a correção no descompasso do calendário é urgente, e a proposta traz previsibilidade em momento de crise. "Incertezas sobre a formatura e planos pessoais também são motivo de adoecimento. Sabemos que é cansativo, mas temos que pesar o custo-benefício", defendeu o decano Diêgo Madureira.

Atraso 

O calendário acadêmico entrou em desacordo com o calendário civil após o início da pandemia de covid-19. Em 12 de março de 2020, o Cepe suspendeu as aulas devido ao decreto do Governo do Distrito Federal (GDF) que proibia a realização de atividades educacionais presenciais como forma de combate à doença. A universidade passou cerca de cinco meses com as aulas suspensas, tanto no formato on-line quanto no presencial. Em agosto de 2020, o ano letivo foi retomado de maneira remota. Durante o período, os alunos precisaram aprender a interagir com novas plataformas de ensino.  

Em 7 de dezembro, a UnB optou por retornar, de forma gradual, as atividades presenciais. A preferência da volta foi para disciplinas que atendiam a prováveis formandos da universidade. O planejamento inclui um plano alternativo, para caso o Cepe decida migrar com todas as atividades pela internet. O retorno presencial foi possível após o avanço da vacinação contra a covid-19 e contém diversas regras para evitar a disseminação do novo coronavírus em cada ambiente da instituição.  

As pessoas devem utilizar máscaras de proteção facial durante todo o expediente presencial nos espaços da Universidade de Brasília e manter o distanciamento social nos ambientes coletivos. Deverão, também, notificar casos suspeitos ou confirmados de covid-19 para a Coordenação de Atenção e Vigilância em Saúde (Coavs). A instituição recomenda que todos reportem o estado de saúde diariamente no aplicativo Guardiões da Saúde.

A Universidade de Brasília oferece cerca de 150 cursos de graduação e conta com 2.573 profissionais no corpo docente. Entre os alunos, há cerca de 48 mil pessoas contando com os cursos de graduação e de pós-graduação. Os dados são do anuário estatístico da UnB.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Confira a programação

2022.1

Início: 6 de junho

Fim: 24 de setembro

Recesso: 30 dias

 

2022.2

Início: 25 de outubro

Fim: 18 de fevereiro

Recesso: 37 dias

 

2023.1

Início: 28 de março

Fim: 25 de julho

Recesso: 30 dias

 

2023.2

Início: 25 de agosto

Fim: 23 de dezembro

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação