MEIO AMBIENTE

Ação no Parque da Cidade entrega 2 mil mudas nativas do Cerrado neste sábado

Evento promovido pela farmacêutica União Química ocorre no Estacionamento 10. A entrega das mudas segue até às 14h

Cibele Moreira
postado em 11/12/2021 13:29
 (crédito: Cibele Moreira/CB/DA.Press)
(crédito: Cibele Moreira/CB/DA.Press)

Lançamento do programa Raízes da União entrega 2 mil mudas nativas do Cerrado em evento no Parque da Cidade neste sábado (11/12), até às 14h. Promovida pela farmacêutica União Química, a iniciativa visa fortalecer as ações de impacto social e ambiental marcando o aniversário de 85 anos da empresa. A distribuição das plantas para a população em geral faz parte de um projeto maior que contempla o plantio de um milhão de árvores no país até 2026, sendo 300 mil no Distrito Federal. 

O secretário do Meio Ambiente do Distrito Federal, José Sarney Filho, esteve no Parque da Cidade e aprovou a ação. "Aqui em Brasília a gente está vendo um desmatamento muito grande do bioma Cerrado, e qualquer ação no sentido de plantar árvore para melhorar o microclima e preservar nascentes são muito bem vindas. Sabemos a importância que tem a vegetação em crescimento para absorver gases do efeito estufa", destacou o chefe da pasta.

Para ele, a iniciativa também tem um caráter educativo. "Porque a pessoa que pega uma muda e planta, ela tem um relacionamento até emocional com a planta. Quer ver crescer, quer mostrar para os filhos ou para os colegas. Isso é importante, embora muitas das vezes a gente não dê muita importância a esse assunto", reforça Sarney Filho.  

A ação de reflorestamento do programa Raízes da União será realizada em parceria com a ONG Ipê - Instituto de Pesquisa Ecológica, considerada uma das maiores ONGs ambientais do Brasil e ocorrerá nas regiões do Distrito Federal, São Paulo e Minas Gerais. Os locais selecionados para plantio serão definidos de acordo com critérios técnicos, priorizando unidades de conservação, áreas degradadas, no entorno de nascentes, na Mata Ciliar de rios e córregos.

O secretário de Meio Ambiente do DF adiantou ao Correio que as tratativas estão ocorrendo para firmar uma parceria com a farmacêutica para contemplar as áreas degradadas da Orla do Lago Paranoá, além do plantio na Bacia do Descoberto. A expectativa é que inicie essa fase em 2022. 

Projeto

Ao todo serão investidos R$ 30 milhões em iniciativas de impacto social e ambiental nos próximos cinco anos. O programa será realizado em três fases — curto, médio e longo prazo —, e conta ainda com atividade educativas com capacitação de professores, aulas on-line, e realização de concursos junto às escolas. 

Na primeira fase, a companhia doou cerca de sete mil mudas para os funcionários, para engajá-los na causa. Na segunda etapa, que começa em 2022, será realizado o detalhamento das áreas para plantio e dos indicadores para monitoramento de sua efetividade, além do início do plantio de mudas no entorno das fábricas da União Química, em São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal.

Na terceira e última fase, o foco será o reforço e ampliação de parcerias a na continuidade do programa de plantio e fomento à sua manutenção, ampliando os territórios. "Além de investimentos em pesquisa e desenvolvimento em saúde, a questão ambiental está cada vez mais presente dentro do grupo. Promover saúde e bem-estar das pessoas deve ser a meta de todos”, ressalta Fernando de Castro Marques, presidente da União Química.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  •  Secretário do Meio Ambiente, José Sarney Filho, marca presença no lançamento do programa Raízes da União
    Secretário do Meio Ambiente, José Sarney Filho, marca presença no lançamento do programa Raízes da União Foto: Cibele Moreira/CB/DA.Press
  • Programa Raízes da União entrega mudas nativas do cerrado no Parque da Cidade
    Programa Raízes da União entrega mudas nativas do cerrado no Parque da Cidade Foto: Cibele Moreira/CB/DA.Press
  • Programa Raízes da União entrega mudas nativas do cerrado no Parque da Cidade
    Programa Raízes da União entrega mudas nativas do cerrado no Parque da Cidade Foto: Cibele Moreira/CB/DA.Press
  • Programa Raízes da União entrega mudas nativas do cerrado no Parque da Cidade
    Programa Raízes da União entrega mudas nativas do cerrado no Parque da Cidade Foto: Cibele Moreira/CB/DA.Press
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação