COVID-19

Em razão de instabilidade no sistema do SUS, vacinação tem filas

A realidade de quem procurou atendimento para se vacinar foi espera de mais ou menos uma hora nas Unidades Básicas de Saúde do DF

Cibele Moreira
postado em 12/12/2021 06:00 / atualizado em 12/12/2021 06:00
Fila no Centro de saúde 03 de Taguatinga Norte. População espera mais de uma hora para se vacinar -  (crédito:  Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
Fila no Centro de saúde 03 de Taguatinga Norte. População espera mais de uma hora para se vacinar - (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

Há dois dias com algumas plataformas do Ministério da Saúde fora do ar, brasilienses enfrentam fila e espera de uma hora para receber as doses do imunizante contra a covid-19. Essa foi a realidade de quem foi até a unidade básica de saúde (UBS) 3 de Taguatinga ontem. Com a falha no sistema de informação do programa nacional de imunizações (SIPNI) e em outros aplicativos da pasta, as equipes de saúde ficaram sem acesso ao banco de dados on-line e precisaram preencher as fichas manualmente, o que causa um pouco de demora no atendimento.

Morador de Samambaia Norte Jefferson Gomes de Amorim, 43 anos, conta que chegou à UBS 3 de Taguatinga por volta das 14h30, para vacinar a filha de 12 anos, e só foi atendido às 15h40. Apesar da demora, o sentimento é de dever cumprido. "Ela completou 12 anos em 23 de novembro. Por mim, levava ela para vacinar no dia seguinte, mas com a correria só conseguimos agora", relata o técnico de informática.

Sobre a instabilidade nos sistemas do Ministério da Saúde, após um possível ataque cibernético, Jefferson se preocupa com a segurança dos dados da população que estão armazenados nas plataformas. "O meu maior receio é o que eles (hackers) podem fazer com os dados coletados. Se é que houve um ataque", pondera ele que, usou o ConecteSus uma vez para acompanhar os lançamentos das doses contra a covid. No entanto, não utiliza o aplicativo com frequência.

A aplicação do reforço da Janssen, para quem recebeu o imunizante de dose única até 30 de junho, iniciou na última sexta-feira. Para receber a dose, é necessário levar o cartão de vacinação e um documento de identificação com foto.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Veja onde se vacinar hoje:

Unidade Básica de Saúde 7 de Ceilândia (AstraZeneca, CoronaVac, Pfizer e Janssen)
Unidade Básica de Saúde 3 de Taguatinga (AstraZeneca, CoronaVac, Pfizer e Janssen)
Unidade Básica de Saúde 2 da Asa Norte (AstraZeneca, CoronaVac, Pfizer)
Unidade Básica de Saúde 1 do Riacho Fundo I (AstraZeneca, CoronaVac, Pfizer)

Horário de funcionamento: das 9h às 17h. É necessário levar o cartão de vacinação e documento com foto.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação