À QUEIMA-ROUPA

Correio Braziliense
postado em 12/12/2021 00:01

Entendo que, para o Lula, o melhor palanque é uma candidatura do PT. Mas isso não significa abrir mão do diálogo com outros partidos. Vamos fazer o convite para que aliados estejam conosco nesse enfrentamento"

O PT lança, amanhã (segunda-feira), sua pré-candidatura ao governo do DF. É para valer?

O lançamento da minha pré-candidatura está sendo organizada pela militância do PT. Depois, o partido decidirá se teremos candidatura ou não. Mas queremos reafirmar que meu nome está apresentado. É para valer. Não é um ensaio. O Distrito Federal precisa nesse momento, e o país também, de alguém que colabore para que tenhamos um ritmo de crescimento, de respeito ao indivíduo, e o restabelecimento da dignidade para as pessoas. Não podemos ficar observando apenas. É isso que me faz ficar instigada. Não precisa ir à periferia. Em qualquer lugar do Distrito Federal, a gente se depara com a pobreza, com a fome e com a miséria. É isso que está me chamando a colaborar para reverter esse quadro.

E se o PT fechar uma federação com o PSB. Acredita num palanque único no DF para o governo?

Quero trazer também outros partidos. A gente precisa ter esse olhar para construir uma frente ampla porque precisamos ter unidade nesse campo progressista para combater esse projeto que aí está. Mas há esse olhar nacional, a possibilidade de construção de uma ampla federação popular e democrática. Apesar disso, eu defendo candidatura própria do PT. Entendo que, para o Lula, o melhor palanque é uma candidatura do PT. Mas isso não significa abrir mão do diálogo com outros partidos. Vamos fazer o convite para que aliados estejam conosco nesse enfrentamento.

Quem seria o cabeça de chapa, neste caso?

Entendo que o PT é o partido do campo progressista no Distrito Federal que reúne, pela sua história, pela sua trajetória, pela sua militância, as melhores condições, ainda mais tendo o Lula como o melhor cabo eleitoral do país. As pesquisas mostram isso. Ele pode ser eleito no primeiro turno e o DF precisa cumprir com sua parte. É tarefa nossa dar o palanque para o Lula e ajudar a dar essa guinada que o Brasil tanto precisa.

Que partidos o PT vai procurar?

Todos do campo progressista. Temos uma candidatura para valer e para governar. Mas não significa que queiramos caminhar sozinhos. Buscamos unidade. Temos condições de ser cabeça de chapa, mas não queremos chapa pura. Acredito que junto com meus companheiros meu nome reúne melhores condições, pela conjuntura, de enfrentar um embate que vai ser muito duro.

A deputada Érika Kokay vai concorrer ao Senado?

A deputada Érika tem um dos mandatos de maior destaque na Câmara Federal. Então, ela é um nome muito valioso para nós. Não apenas nós petistas. Mas para todos nós, população do Distrito Federal e do país, uma vez que ela atua na agenda nacional. Então, ela realmente manifestou interesse de disputar o Senado. Mas ainda não se tem isso como decidido exatamente porque depende de todos esses movimentos. Nós temos ainda um tabuleiro a ser montado. São muitos movimentos ainda a acontecer.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação