Refis em pauta nacional e local

Correio Braziliense
postado em 13/12/2021 00:01
 (crédito: Divulgação)
(crédito: Divulgação)

O Programa de Incentivo à Regularização Fiscal (Refis) estará na pauta de votação desta semana na Câmara Federal e na Câmara Legislativa. No âmbito local, o projeto de lei do GDF reabre o prazo de adesão estendendo, agora, às dívidas de impostos contraídas no período da pandemia, ou seja, nos últimos dois anos. Há uma previsão de que o novo Refis no DF vai renegociar

R$ 3 bilhões e arrecadar R$ 300 milhões a curto prazo para os cofres públicos. Beneficiará pessoa física e empresas.

Impostos federais

Em nível nacional, o Refis vai permitir a renegociação de tributos federais. O prazo para o pagamento do refinanciamento será de 145 meses, e o valor de entrada será de 10% da dívida, pago até em 10 meses. O prazo para adesão ao programa será de 90 dias após a sanção do projeto de lei.

Reforma tributária fatiada

Proposto pelo atual presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o novo Refis federal é um dos quatro eixos da chamada reforma tributária fatiada pelos comandos da Câmara e do Senado, em abril. Os outros projetos desse pacote, como a reforma do Imposto de Renda e a PEC 110, não têm previsão de votação.

Apoio da CNI

Pacheco esteve na semana passada em reunião na CNI, a convite, para tratar da reforma tributária. Para o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, as mudanças na PEC 110 tornariam as empresas brasileiras mais competitivas, tanto na exportação quanto na concorrência no mercado brasileiro com produtos importados. A entidade manifestou apoio ao projeto.

Democracia
e vacinação

O presidente da Fibra DF, Jamal Bittar, participou da reunião na CNI. E, durante almoço, com empresários do Lide DF, na semana passada, reforçou a posição do setor em fala direcionada a Pacheco. Enfatizou a necessidade da reforma tributária para simplificar a carga sobre o setor já "sacrificadíssimo" e do Refis nacional. Defendeu o respeito aos pilares da democracia e a vacinação como essenciais para um ambiente econômico de maior confiança no país. Jamal foi também um dos condecorados com a medalha mérito Economia DF pelo secretário André Clemente.

Evento Lide DF

Pacheco foi o convidado palestrante da última reunião do ano do Grupo de Lideranças Empresariais no DF (Lide). Evento ocorreu no Brasília Palace e reuniu 100 representantes do setor. "Em outubro, Pacheco se filiou ao PSD, o partido que levou JK à Presidência da República. E foi anunciado como pré-candidato no Memorial JK.

É um homem conciliador e capaz de trazer estabilidade ao país", destacou Paulo Octávio, presidente do Lide DF.

Sucesso na fabricação artesanal de gelatos

Henrique Leal, 26 anos, e seu sócio, Gustavo Oliveira, 27, são amigos há mais de 11 anos e estão à frente da gestão da Happy Harry, uma gelateria inaugurada em janeiro, na 302 do Sudoeste. Henrique que é formado em gastronomia pelo Iesb sempre quis ter o próprio negócio. Ele e o sócio optaram por investir na fabricação de gelato, produto de origem na Toscana (Itália) e que difere do popular sorvete. Um gelato verdadeiro é produzido com insumos naturais de frutas e não pode conter químicos, como aromatizantes e saborizantes.

Plano de negócios

Para abrir, de fato, a empresa, eles procuraram apoio do Sebrae DF para elaborar um plano de negócios, documento fundamental para os primeiros passos de qualquer interessado em ingressar no mundo empresarial. E deu certo.

Expansão

Em média, são comercializados cerca de 400kg de gelato por mês, número que tem estimulado Henrique e Gustavo a pensarem na expansão. "Sabemos que muitos empreendimentos fecham no primeiro de ano de atividade, mas, felizmente, seguimos um caminho diferente, de ascensão", comemora Henrique.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  •  Crédito: Moacir Evangelista/Fibra. Capital S/A. Jamal Bittar recebe medalha de mérito da Economia
    Crédito: Moacir Evangelista/Fibra. Capital S/A. Jamal Bittar recebe medalha de mérito da Economia Foto: Moacir Evangelista/Fibra
  •  08/12/2021. Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Brasília Place Hotel, reunião do Grupo de Lideres Empresários de Brasília -  LIDE. Empresário Paulo Octávio e o Presidente do Senado, senador Rodrigo Pacheco.
    08/12/2021. Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Brasília Place Hotel, reunião do Grupo de Lideres Empresários de Brasília - LIDE. Empresário Paulo Octávio e o Presidente do Senado, senador Rodrigo Pacheco. Foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação