OAB elege lista sêxtupla para o TRF da 1ª Região

Correio Braziliense
postado em 14/12/2021 00:01
 (crédito: TRF 1 | Reprodução Facebook)
(crédito: TRF 1 | Reprodução Facebook)

O Conselho Federal da OAB elegeu a lista sêxtupla para a disputa pela vaga no TRF da 1ª Região aberta com saída do ministro Nunes Marques para o STF. Participaram da disputa 25 advogados e os seis escolhidos foram: Flávio Marques de Moraes Jardim, Jackson Di Domenico, José Roberto Machado Farias, Luís Gustavo Soares Amorim de Sousa, Mauricio Alexandre Perna Neves e Rebeca Moreno da Silva. Jardim, Domenico e Neves são do DF. Farias é de Alagoas, Sousa, do Maranhão, e Rebeca, de Rondônia. O TRF da 1ª Região vai eleger uma lista tríplice entre os escolhidos. Em seguida, o presidente Jair Bolsonaro vai nomear o advogado da sua preferência para se tornar desembargador federal.

Candidatos com apoio forte

Procurador do DF, Flávio Jardim, sócio do escritório de Sérgio Bermudes, conta com o apoio do ministro Gilmar Mendes. Jackson Di Domenico, ex-desembargador do TRE-DF, é forte entre evangélicos, como Silas Malafaia. Luís Gustavo Amorim, filho de Leomar Amorim, desembargador do TRF da 1ª Região até sua morte em 2014, aos 59 anos, também pode receber muitos votos na Corte. Sobrinho do ministro do STJ Reynaldo Soares da Fonseca, Amorim é genro da ex-governadora do Maranhão Roseana Sarney.

Tempo, tempo, tempo…

A Procuradoria-Geral da República se manifestou contrariamente ao recurso do deputado José Gomes (PTB) que tenta anular condenações pelo TRE-DF e TSE por abuso de poder econômico na campanha de 2018. O vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques de Medeiros, sustentou em parecer que o argumento apresentado pela defesa do distrital só foi apresentado após o julgamento em primeira e segunda instâncias e não deve ser analisado em recurso no STF. A defesa alega que gravações incluídas no processo que demonstram coação de funcionários da empresa de Gomes para que votassem nele são ilegais como prova, conforme entendimento em outro julgamento do TSE com repercussão geral. O processo contra o distrital tramita lentamente na Justiça. Enquanto o tempo passa, José Gomes vai exercendo seu mandato. Mas se não reverter até a eleição, Gomes terá dificuldades de registrar sua candidatura à novo mandato de distrital.

Pendências

Ainda não tem data a posse do secretário de Economia, André Clemente, no Tribunal de Contas do DF. Antes de virar conselheiro, ele quer concluir o ano fiscal e acertar a decoração de Natal. A iluminação das cidades deve ficar pronta na próxima semana.

Aruc vai plantar um baobá

A Aruc vai plantar um baobá em sua sede. A cerimônia — assim tratada — está marcada para 26 de dezembro e todos que quiserem acompanhar devem ir de branco. A muda foi doada pelo professor da UnB André Lúcio Bento, especialista em cultura afro-brasileira e africana e doutor em linguística, que já catalogou mais de 70 baobás plantados no Distrito Federal. A árvore é considerada fundamental para as culturas tradicionais africanas por representar a origem de tudo. No convite, a Aruc explica que, ao plantar o baobá, está reafirmando um compromisso com a cultura afro-brasileira e presta uma homenagem a seus ancestrais. A iniciativa será realizada em parceria com o Consulado da Portela no DF.

Proposta com equipe econômica

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, entregou ontem à equipe econômica de Paulo Guedes um plano de reestruturação das carreiras da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Departamento Penitenciário Federal. O plano estabelece mudanças para eficiência operacional. Há em discussão uma possibilidade de reajuste, mas ainda é algo a ser discutido com a equipe econômica.


Fake news

Circula entre policiais uma tabela que prevê salários de até R$ 36,7 mil para delegados e peritos criminais federais. Agentes, escrivães e papiloscopistas passariam a receber R$ 24.486,07 na classe especial, topo da carreira. Mas o Ministério da Justiça e Segurança Pública diz que essa versão se trata de fake news.

Culto no Buriti

O governador Ibaneis Rocha e a primeira-dama, Mayara Noronha Rocha, acompanharam, ontem, no Palácio do Buriti um culto celebrado pelo Bispo JB Carvalho, da Comunidade das Nações. Foi uma celebração com a presença de secretários, dirigentes de empresas, deputados e comandantes das forças de segurança.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • 29/10/2020 Crédito: Ed Alves/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Cidades. José Gomes reassume como deputado distrital na Câmara Legislativa. O distrital comemora com seus apoiadores.
    29/10/2020 Crédito: Ed Alves/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Cidades. José Gomes reassume como deputado distrital na Câmara Legislativa. O distrital comemora com seus apoiadores. Foto: Ed Alves/CB/D.A Press
  • 16/12/20120. Credito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Historias de consciencia negra, Rota dos Baobas em Brasilia. Professor Andre Lucio Bento, que cataloga as arvores Baobas em Brasilia.
    16/12/20120. Credito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Historias de consciencia negra, Rota dos Baobas em Brasilia. Professor Andre Lucio Bento, que cataloga as arvores Baobas em Brasilia. Foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press
  • Descrição: 29/04/2021 Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Entrevista com o novo ministro da Justiça. Anderson Torres Ministro da Justiça
    Descrição: 29/04/2021 Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Entrevista com o novo ministro da Justiça. Anderson Torres Ministro da Justiça Foto: Minervino Júnior/CB/D.A Press
  • O governador Ibaneis Rocha e a primeira-dama, Mayara Noronha Rocha, participam de culto no Palácio do Buriti
    O governador Ibaneis Rocha e a primeira-dama, Mayara Noronha Rocha, participam de culto no Palácio do Buriti Foto: Reprodução Instagram

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação