VILA PLANALTO

Creche do DF pede doações após sofrer prejuízos provocados pelas chuvas

Tempestade do último fim de semana deixou instituição de ensino com problemas no telhado e na fiação elétrica. Responsáveis pelo espaço contam com ajuda para conseguir encerrar ano letivo

Pablo Giovanni*
postado em 14/12/2021 06:00
Telhado e forro PVC que cobriam o prédio foram levados pelo vento -  (crédito: Pablo Giovanni/CB/D.A Press)
Telhado e forro PVC que cobriam o prédio foram levados pelo vento - (crédito: Pablo Giovanni/CB/D.A Press)

Computadores queimados, materiais escolares perdidos e a esperança de dar prosseguimento às aulas neste ano frustrada por causa dos estragos provocados pela chuva. A tempestade desse fim de semana prejudicou a Creche Pioneira da Vila Planalto e afetou mais de 160 crianças. Fundadora da instituição de ensino, Efigênia Fernandes Dias, lamentou o ocorrido: "São 28 anos de trabalho. Acontecimentos assim são angustiantes para quem atual em prol de educar. Mas vamos, se Deus quiser, reconstruir e reparar todos esses problemas. Temos esperança", disse emocionada.

A forte chuva do último domingo atingiu em cheio o local e arrancou telhas, forro PVC, além da fiação de energia elétrica do prédio. O problema limitou a possibilidade de retorno às aulas para 163 meninas e meninos de 1 a 3 anos que estudavam em tempo integral na creche. Vice-presidente da instituição, Maria do Socorro, relatou que a água atingiu a altura do joelho de funcionários que estavam lá na hora da tempestade. "Tivemos de quebrar um canto da parede para que a água dentro das salas afetadas pudesse escoar. A cena assustou todo mundo que estava aqui. Tivemos de desligar a energia para que não ocorresse algo pior", detalhou.

  • Teto de sala de aula quebrou com a forte chuva que atingiu a região no domingo
    Chuva provoca estragos na Creche Pioneira da Vila Planalto Pablo Giovanni/CB
  • Teto de sala de aula quebrou com a forte chuva que atingiu a região no domingo
    Chuva provoca estragos na Creche Pioneira da Vila Planalto Pablo Giovanni/CB
  • Sala alagada, ainda com rastros da chuva
    Chuva provoca estragos na Creche Pioneira da Vila Planalto Pablo Giovanni/CB
  • Telhado e forro foram levados pela chuva
    Chuva provoca estragos na Creche Pioneira da Vila Planalto Pablo Giovanni/CB
  • Telhado e forro foram levados pela chuva
    Chuva provoca estragos na Creche Pioneira da Vila Planalto Pablo Giovanni/CB

Três salas de aulas e a dos professores, bem como brinquedoteca, secretaria e depósito sofreram danos pelos fortes ventos e pela intensa chuva. Parte dos brinquedos e presentes de Natal para as crianças acabaram perdidos. "A queda das telhas prejudicou um ou outro presente, mas, graças a Deus, não havia crianças aqui (no prédio) na hora do ocorrido", acrescentou Maria do Socorro. Funcionárias e a fundadora da creche não sabem quantificar os danos. Contudo, a generosidade de moradores da região ajudou a amenizar o problema. Junto a duas secretarias do Executivo local, eles doaram 100 telhas, o que pode ajudar para que as crianças consigam, ao menos, se despedir do ano na unidade educacional.

Depois do incidente, a fundadora da creche iniciou uma campanha de arrecadação para fazer os reparos necessários no prédio. Contudo, até segunda-feira (13/12), a comunidade escolar havia conseguido poucos recursos para resolver os problemas. "Recebemos as telhas e muita solidariedade dos moradores da Vila Planalto, o que mostra que o mundo ainda tem pessoas boas. Esperamos mais ajuda, para solucionar o problema e para que nossos alunos comecem o próximo ano em sala de aula", destacou Eugênia.

Instabilidade

Na tarde dessa segunda-feira (13/12), a Defesa Civil emitiu dois alertas por mensagem de texto sobre riscos de alagamentos e chuvas intensas no DF. A meteorologista Andrea Ramos, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), lembrou que a previsão para hoje é de tempo parecido, com possibilidade de precipitação ao longo de todo o dia. "A expectativa é de que, pela manhã, haja pouco sol. Depois, vai se manter o que vimos recentemente: mais tempestades. A tendência é a mesma para o restante da semana. Estamos em um corredor de umidade que vem do leste do Amazonas e, querendo ou não, isso afeta o clima do DF e traz instabilidade", pontuou.

*Estagiário sob supervisão de Jéssica Eufrásio

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação