investigação

Operação investiga funcionários fantasmas na Câmara Legislativa

Polícia Civil e Ministério Público do Distrito Federal e Territórios investigam se servidores assinavam folhas de ponto sem ir ao trabalho. As buscas são feitas no gabinete do deputado Daniel Donizet (PL)

Darcianne Diogo
Vinicius Nader
Pablo Giovani*
postado em 14/12/2021 06:49 / atualizado em 14/12/2021 10:37
 (crédito: ED ALVES/CB/D.A.Press)
(crédito: ED ALVES/CB/D.A.Press)

A Polícia Civil (PCDF) e o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) deflagaram na manhã desta terça-feira (14/12) a operação Melinoe, com o intuito de investigar funcionários fantasmas na Câmara Legislativa (CLDF). As denúncias de que funcionários lotados no gabinete do deputado Daniel Donizet (PL) assinavam a folha de ponto e não compareciam ao trabalho são de períodos anteriores à pandemia.

Em 2019, os policiais deram início às investigações, depois de receberem informações de que alguns servidores do gabinete parlamentar não exerciam as funções e repassavam parte de suas remunerações ao parlamentar por meio do chefe de gabinete. No decorrer das diligências, os investigadores colheram provas que comprovaram que os servidores assinavam as folhas de ponto, mas não compareciam à CLDF, mesmo antes do período da pandemia covid-19, em que as atividades presenciais foram suspensas.

São cumpridos oito mandados de busca e apreensão na CLDF e em outros endereços do DF e de Goiás. A ideia é reunir documentos que mostrem a irregularidade. Pagamentos de rachadinhas também estão sendo investigados.

Em nota, o Deputado Daniel Donizet ressaltou estar calmo por não haver fundamentos na denúncia envolvendo o gabinete dele em esquemas de "rachadinha". "Sobre a operação deflagrada hoje pela Polícia Civil, afirmo, com muita tranquilidade, que as denúncias são completamente infundadas. Ainda não tive acesso ao inquérito policial para entender o que motivou as buscas realizadas. Já estou em contato com o meu advogado. Assim que tivermos o conteúdo das investigações em mãos, iremos soltar uma nota de esclarecimento", diz a nota.

Já o MPDFT informou que não irá comentar o caso. "A operação corre em sigilo. Por esse motivo, o MPDFT não vai comentar e não pode prestar mais informações neste momento".

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Operação na CLDF
    Operação na CLDF Foto: Divulgação/PCDF
  • Operação CLDF
    Operação CLDF Foto: Divulgação/PCDF
  • Operação CLDF
    Operação CLDF Foto: Divulgação/PCDF
  • Operação CLDF
    Operação CLDF Foto: Divulgação/PCDF
  • Reprodução CLDF
    Reprodução CLDF Foto: Divulgação/PCDF
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação