Invasão

Site da PRF é invadido por hackers e permanece fora do ar

Ataque aconteceu na última sexta-feira (10/12) e,ainda não se sabe se há ligação com o ataque do Ministério da Saúde. Técnicos trabalham para restaurar os sistemas

Ana Maria Pol
postado em 14/12/2021 12:14 / atualizado em 14/12/2021 12:18

A base de dados da Polícia Rodoviária Federal foi invadida por hackers na sexta-feira (10/12) e alguns sistemas estão fora do ar desde então, dentre eles o cadastro de usuário externo do sistema (SEI). Segundo a corporação, nenhum vazamento de dados foi identificado.

De acordo com a PRF, desde o momento da invasão, o SEI foi imediatamente bloqueado. Isso porque é através do sistema que pessoas físicas podem acompanhar recursos de multas. Nesta terça-feira (14/12), equipes de técnicos trabalham ininterruptamente para restaurar seus sistemas através de backups. De acordo com a corporação, será necessário, ainda, um prazo de 48h para que os sistemas voltem à normalidade.

O ataque aconteceu no mesmo dia em que um grupo invadiu as plataformas do Ministério da Saúde e fez vários sites do governo de vítimas. Os hackers atacaram o site da Escola Virtual, um ambiente de cursos a distância ligado ao Ministério da Economia, e sites da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e outras ligadas à Secretaria de Governo Digital, órgão que integra a estrutura da Secretaria Especial de Desburocratização do Ministério da Economia.

De acordo com a PRF, ainda não se sabe se os ataques estão interligados. O caso está sendo investigado pela Polícia Federal e acompanhado pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI).

Conect SUS fora do ar

A vacinação no DF foi impactada com o ataque hacker ao Ministério da Saúde. Os brasilienses que foram tomar a segunda dose, ou dose de reforço, precisaram levar, obrigatoriamente, o cartão de vacina entregue nas unidades de saúde. Isso porque o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI) e outros sistemas da Secretaria de Saúde do DF ficaram fora do ar, após ataque de hackers ao site do Ministério da Saúde e ao aplicativo Conect SUS.

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação