Infraestrutura nacional com mais ferrovias

Correio Braziliense
postado em 15/12/2021 00:01

Até 2035, o modal ferroviário
brasileiro deve atingir mais de 40% na matriz de transportes. A declaração foi feita, ontem, pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas. No mesmo dia, foi concluída a aprovação do texto-base do Marco Legal das Ferrovias na Câmara dos Deputados. Para Freitas, o percentual "nos iguala a qualquer país desenvolvido do mundo". O Distrito Federal está incluído nos projetos com a ferrovia JK para transporte de carga, que terá uma estação em Santa Maria.

O ministro disse isso durante almoço em Brasília de confraternização da Frente Parlamentar do Empreendedorismo.

Apoio

O coordenador nacional da frente, deputado federal Marco Bertaiolli (PSD-SP), e a coordenadora no DF, Paula Belmonte (Cidadania-DF), estavam presentes. E apoiaram o Marco Legal das Ferrovias como fundamental para o crescimento do Brasil. "Só o desenvolvimento e o investimento no setor produtivo vão tirar nosso país da crise. O Congresso Nacional tem que priorizar o progresso", ressaltou Belmonte.

Medida provisória

A aprovação do projeto de Lei sem alterações só foi possível após o acordo feito entre parlamentares e o governo, que retirou a maioria dos destaques. Com isso, será enviada em janeiro uma medida provisória corrigindo problemas identificados pela Câmara na proposta aprovada pelo Senado.

Lançamentos imobiliários

O empresário Rogério Oliveira assumiu a Vice-presidência Extraordinária de Lançamentos recém criada pelo Sindicato da Habitação do Distrito Federal (Secovi/DF). Segundo o presidente da entidade, Ovídio Maia, o setor de lançamentos vem crescendo a cada ano, e tornou-se extremamente necessária a criação de um espaço para esse nicho de mercado.

Bons resultados

O setor até novembro deste ano foi considerado o terceiro melhor em números de lançamentos dos últimos 20 anos. "2021 ficou atrás apenas dos resultados de 2010 e 2011, que foram os melhores de lançamentos imobiliários. Mas podemos fechar esse ano com quase R$ 4 bilhões vendidos", apontou Oliveira.

Rede de hotéis Emiliano

quer Brasília na rota de nova marca

Presente em São Paulo, Porto Alegre e Goiânia, a marca V3rso mira no mercado de Brasília. Idealizada por Gustavo Filgueiras, CEO dos hotéis Emiliano, é o primeiro Taylor Stay do Brasil — um estilo de hospedagem inteligente de luxo, customizado por meio de uma plataforma digital. Agrega tecnologia, personalização e curadoria de serviços. Da decoração do quarto, opção de livros aos itens do frigobar, tudo será customizado a partir do gosto do cliente.

Rede de serviços

O hóspede poderá escolher os horários de entrada e saída conforme sua conveniência. Contará também com uma rede associada de serviços como coworking, academias, restaurantes para usufruir. Na capital federal, ainda está sendo escolhido o endereço, mas promete ter ótima localização. A inauguração está prevista para o primeiro semestre de 2022.

Para agregar atividades

O V3rso terá unidades residenciais e não residenciais. "Trazemos uma abordagem que combina hospedar, morar e trabalhar em um único empreendimento, sempre em localizações privilegiadas e estratégicas. E com uma hospitalidade bem diferenciada", conta Gustavo Filgueiras.

Cidadania pela educação

Fundadora do IESB, a professora Eda Machado recebeu o Troféu Stella Prata, promovido pela Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de Brasília-DF (BPW Brasília-DF). A premiação reconhece pessoas que se destacam na luta por igualdade de oportunidades na vida econômica, social e política. Ela foi homenageada pela contribuição à cidadania ao atuar nas políticas de promoção e fomento à educação do DF.

Redução de ICMS

A Câmara Legislativa aprovou, ontem, a homologação do Convênio ICMS nº 91/2012, que autoriza o DF a conceder redução de ICMS no fornecimento de refeição fornecida por bares, restaurantes e estabelecimentos similares. O projeto do GDF contou com parecer da deputada Júlia Lucy (Novo). No DF, os insumos para o setor são tributados na entrada e na saída, o que acarreta em maior carga de imposto.
Com a medida, serão gerados 800 novos empregos, e a renúncia de receita será de
$ 143.572.501 em 2023.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação