Previsão do tempo

Com máxima de 28ºC, DF terá dia nublado com chances de chuvas

A possibilidade de chuva é maior para o período da tarde, mas o Inmet não descarta a ocorrência ao longo do dia

Júlia Eleutério
postado em 15/12/2021 09:03
 (crédito: ED ALVES/CB/D.A.Press)
(crédito: ED ALVES/CB/D.A.Press)

Dia nublado com mais chuvas! A previsão para o Distrito Federal é de possibilidade de chuva ao longo do dia, principalmente à tarde, nesta quarta-feira (15/12). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo permanece bem instável e o céu com bastante nuvens na capital. A temperatura máxima pode chegar a 28ºC no DF, enquanto a mínima registrada foi de 19ºC. A umidade relativa do ar ficará alta na capital com máxima de 100% e podendo chegar a 55%, nas horas mais quentes do dia.

O meteorologista do Inmet Mamedes Melo destacou que as possibilidades de chuva são maiores a partir da tarde, mas não descarta que possa ocorrer também pela manhã. “O tempo vai permanecer instável com pancadas de chuvas e trovoadas no decorrer do período, principalmente à tarde", avaliou o meteorologista. As chuvas são comuns nesta época do ano, devido a combinação de umidade com calor, relativos à primavera.

Até esta terça-feira (14/12), as chuvas no DF já atingiram 87% do volume esperado na estação do Sudoeste, o que corresponde a 210,8 mm, segundo o Inmet. Na estação de Águas Emendadas, o valor é um pouco maior, com 213 mm de chuva registrados no local, o que equivale a 88% da média. Vale destacar que a média esperada para o mês inteiro é de 241,5 mm.

Com as chuvas intensas, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas, conforme o alerta laranja válido até as 11h desta quarta. Os ventos podem atingir entre 60 e 100 km/h. Em casos de emergências ou situações de risco, é recomendado entrar em contato com a Defesa Civil (telefone 199) ou o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Cuidados

  • Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação