Pandemia

Almoço a R$ 1 e vacina contra a covid nos restaurantes comunitários

A campanha Nossa Natal ocorre das 9h às 14h nos restaurantes comunitários. Será possível receber a primeira dose, a segunda dose ou a dose de reforço.

Correio Braziliense
postado em 18/12/2021 10:59
 (crédito: Reprodução)
(crédito: Reprodução)

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal participa, neste sábado (18/12), da campanha Nosso Natal com ações para vacinar a população contra a covid-19. Das 9h às 14h, durante as refeições especiais que serão servidas nos Restaurantes Comunitários pelo valor de R$1, será possível receber a primeira dose, a segunda dose ou a dose de reforço dos imunizantes.

A vacinação ocorrerá nos restaurantes comunitários da Estrutural, Recanto das Emas, Samambaia, Santa Maria, Gama, Ceilândia, Sol Nascente, Brazlândia, Planaltina, Paranoá e Itapoã. De acordo com o secretário de Saúde, Manoel Pafiadache, a campanha é uma oportunidade para aumentar a cobertura vacinal. “Esse é o nosso grande objetivo e não podemos perder a chance de oferecer à população um leque de vacinas”, diz.

Além do atendimento nos restaurantes, outros locais próximos vão oferecer vacinas contra o novo coronavírus. São eles: Administração Regional de São Sebastião, Unidade Básica de Saúde 12 de Samambaia, Unidade Básica de Saúde 3 do Recanto das Emas e no galpão comunitário do Riacho Fundo II.

Também haverá vacinação contra influenza nos restaurantes comunitários de Planaltina, do Gama e de Santa Maria. 

Saiba qual vacina tomar

Para quem ainda não tomou a primeira dose, será possível escolher entre Pfizer-BioNTech, CoronaVac ou AstraZeneca, com exceção de grávidas, puérperas e adolescentes de 12 a 17 anos, que devem tomar a Pfizer-BioNTech.

Quem tiver, pelo menos, 56 dias desde a primeira dose da AstraZeneca ou da Pfizer-BioNTech já pode receber a segunda dose do imunizante da mesma marca. Para quem tomou a primeira dose de CoronaVac, o intervalo é de 28 dias para a aplicação da segunda dose, também dessa marca.

Já a dose de reforço é para quem recebeu a segunda dose da AstraZeneca, Pfizer-BioNTech ou CoronaVac há cinco meses completos. Nesse caso, a aplicação para todos é com o imunizante da Pfizer. A dose de reforço da Janssen é exclusiva para quem recebeu esse imunizante há pelo menos dois meses. É necessário levar documento de identidade com foto e o cartão de vacinação.

Veja os locais de atendimento deste sábado: 

Locais de vacinação da campanha Nosso Natal
Locais de vacinação da campanha Nosso Natal (foto: SES-DF/Divulgação)

 

*Com informações da Agência Brasília

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação