ADOÇÃO

Dez filhotinhos à espera de um lar

Ingrid Soares
postado em 19/12/2021 00:01
 (crédito: Arquivo Pessoal)
(crédito: Arquivo Pessoal)

Que tal começar o ano em boa companhia? E essa oportunidade tem benefícios em dobro: a possibilidade de arranjar um novo amigo e a chance de garantir um lar para um cachorrinho à espera de adoção. Recentemente, o produtor rural Marco Antônio, 41 anos, resgatou voluntariamente dois cães, em Santa Maria, região onde mora. No entanto, os pets — Branca e Buck — estavam prestes a ter filhotes. Agora, o tutor não tem condições de cuidar dos 10 cãezinhos nascidos há cerca de 70 dias.

Desde então, Marco Antônio tenta garantir a sobrevivência da ninhada. Sem condições de dar sustento às crias de Branca e Buck, dois cães de porte médio a grande, o produtor rural colocou-as à disposição para adoção responsável. Ontem, passou parte do dia no Parque de Águas Claras na missão de conseguir tutores para os animais, mas não teve sucesso. "Resgatei pai e mãe, mas não posso ficar com os filhos. Hoje (ontem), não consegui doar nenhum. Eles não têm raça pura e ainda existe uma rejeição a animais sem pedigree. É necessário conscientização das pessoas no sentido de adotar animais de rua abandonados em vez de comprá-los", defendeu.

Os filhotes, vermifugados e sem raça definida, apresentam pelagem branca e caramelo. Marco Antônio destacou que a maior dificuldade para criá-los é cuidar das refeições, que comprometem cerca de R$ 180 por semana, para cada saco de 25 quilos de alimento. "Se tiver doação de ração, posso ficar com eles enquanto não aparece um bom tutor. Às vezes, a pessoa não pode adotar, mas consegue contribuir com a comida. Não quero dinheiro. Só conseguir um lar para eles ou a alimentação dos cães", ressaltou.

Quem se interessar pela adoção precisa entrar em contato com Marco Antônio, pelo telefone 61 982-234-688, e se disponibilizar a buscá-los em local combinado. Na ocasião, deverá assinar um termo simples, identificando-se e propondo-se a cuidar de forma responsável do cãozinho. "Buscamos quem tenha real interesse em cuidar deles. Em troca desse cuidado, os benefícios são o reconhecimento do animal, o carinho e o companheirismo. A gratidão deles é visível. Oferecem amizade verdadeira, são recíprocos, mas dependentes para o resto da vida", lembrou o tutor.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação