Obras

Ponte Costa e Silva passa por reforma na estrutura e melhorias

Os trabalhos já estão com avanço de 10%, com reparos na base e na parte interna da construção. A reforma tem previsão de entrega para setembro de 2022

*Carlos Silva
postado em 20/12/2021 14:57
Após análise das obras de arte do Distrito Federal, foi definido que uma das prioridades das reformas a serem realizadas era a da Ponte Costa e Silva -  (crédito: Minervino Júnior/CB)
Após análise das obras de arte do Distrito Federal, foi definido que uma das prioridades das reformas a serem realizadas era a da Ponte Costa e Silva - (crédito: Minervino Júnior/CB)

A Ponte Costa e Silva, no Lago Paranoá, passará por reformas para aplicação de melhorias na estrutura. As obras, estimadas em R$ 20 milhões, foram anunciadas no primeiro semestre pelo governador Ibaneis Rocha. Os trabalhos já estão com avanço de 10%. Já foram feitos reparos na base e na parte interna da estrutura e também houve a construção de dois gabiões (estruturas usadas para evitar erosões na ponte). A reforma tem previsão de entrega para setembro de 2022.

Após análise das obras de arte do Distrito Federal, foi definido que uma das prioridades das reformas a serem realizadas era a da Ponte Costa e Silva. Segundo o chefe do Departamento de Edificações (DE) da Novacap, Carlos Spies, foi detectado um fissuramento na estrutura. Assim, foi recomendado o acréscimo de 320 cabos de aço para dar sustentação à ponte.

Na ponte também está prevista a construção de uma passarela, que ligará a orla ao trecho 1 do Setor de Clubes Sul. Outras melhorias a serem realizadas são a abertura de uma passagem para ciclistas e pedestres na lateral, e a instalação de luminárias de LED. Também está prevista pintura de poliuretano, para aumento da durabilidade da estrutura.

Além das reformas e melhorias na Ponte Costa e Silva, outras obras estão previstas para o ano de 2022. Segundo a Novacap, a Ponte JK e a Ponte das Garças estão com licitação prevista para esta terça-feira (21/12). A empresa e o Comitê Gestor de Manutenção do Patrimônio do Distrito Federal também consideraram como prioridade dois viadutos localizados sobre o Eixão Norte, entre o Setor Bancário Norte e o Setor Comercial Norte.

Com informações da Agência Brasília

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação