CLIMA

Vem mais chuva por aí no DF

Média de precipitação prevista para dezembro já foi superada na capital federal. Festas de fim de ano serão debaixo de água

Correio Braziliense
postado em 21/12/2021 00:01
 (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
(crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)

Com a temporada de chuva a todo vapor, o Distrito Federal, a 11 dias do fim do ano, superou e ultrapassou a média histórica de chuvas registrada no mês de dezembro. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o volume chegou a 241,5 milímetros no último domingo, 22% a mais do que o esperado. Para os próximos dias e as festas de Natal e de ano-novo, a estimativa é de mais chuva. Para hoje, a previsão é de muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas, e temperatura variando entre 18ºC e 27ºC. A umidade relativa do ar fica entre 55% e 95%.

Nos últimos dias de dezembro, o DF deve registrar pancadas de chuva e mínimas que giram em torno de 17ºC e 19ºC, com máximas que não devem passar de 28ºC. Em relação à umidade relativa do ar, a máxima varia entre 94% e 100%, e mínima entre 45% a 81%.

"Para o Natal, é certo que vai chover no DF, que terá muitas nuvens, período nublado, pancadas de chuvas e trovoadas isoladas e, por vezes, rajadas de vento. No ano-novo, ao que tudo indica, também deve chover. Não há uma precisão por ora, mas a probabilidade é bem grande", disse a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Andrea Ramos. 

Com os altos índices de chuva, a Defesa Civil emitiu um alerta, ontem, sobre o risco de alagamentos provocados pela abertura de 60 cm das comportas do Lago Paranoá. Equipes do órgão solicitaram para que as pessoas evitassem as margens do rio abaixo da barragem. Em caso de risco, ligar no 199.

Diferentemente dos anos anteriores, quando o período de estiagem atingiu em cheio o Distrito Federal, a atual temporada de chuva traz, ainda mais, alívio aos reservatórios que abastecem a capital federal. Os dois maiores — Descoberto e Santa Maria — estão com níveis de projeção maiores do que o esperado na atual época do ano. O Descoberto (66,1%) estava, ontem, com 15% a mais do valor de referência para o mês, enquanto que o de Santa Maria (87,2%) registrou 17% além do esperado para dezembro.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação