operação

Oito pessoas são presas por aplicar golpes em vendas de imóveis

Grupo vai responder por estelionato, falsidade ideológica, documental pública e privada. Durante as investigações, novos suspeitos podem ser detidos

Edis Henrique Peres
postado em 21/12/2021 09:59 / atualizado em 21/12/2021 10:57
 (crédito: Divulgação/PCDF)
(crédito: Divulgação/PCDF)

Oito pessoas de um grupo criminoso de estelionato foram presas em operação da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), na manhã desta terça-feira (21/12). Suspeitos escolhiam imóveis a ser oferecidos para compradores, principalmente os lotes ainda não edificados, e falsificavam os documentos pessoais do proprietário. Logo após, realizavam a contrafação ideológica de procurações públicas sobre o bem em nome de comparsas e laranjas que se apresentavam às vítimas.

Após essa etapa, o grupo realizava a escrituração e registro dos imóveis e dividia o valor da venda entre os criminosos, incluindo funcionários do Cartório do 7° Ofício de Notas de Samambaia.

Delegado-chefe da 1° Delegacia de Polícia (Asa Sul), Marcelo Portela destacou que "a compra e venda realiza-se sob uma conjuntura, aparentemente perfeita, legal e instrumentalmente hábil, para iludir qualquer pessoa, mediante documentos dotados de fé pública".

Nas investigações, a polícia identificou diversas fraudes em expedientes usados para enganar as vítimas. "Os fatos são muito graves, sobretudo, diante do envolvimento de agentes cartorários incumbidos de resguardar a fé pública. E o pior, não se trata de um fato isolado, restando claro o envolvimento de escreventes e de tabeliães substitutos do Cartórios do 7° Ofício de Notas de Samambaia", detalha.

Os presos vão responder por estelionato, falsidade ideológica, documental pública e privada. Além dos oito mandados de prisão temporária, também foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão e dois mandados de sequestro de veículos. O delegado responsável pela investigação destaca que "há possibilidade de novas prisões serem decretadas pela Justiça em desfavor de outros envolvidos", finaliza.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação