Aneel

Cobrança da Bandeira Escassez Hídrica

Correio Braziliense
postado em 27/12/2021 00:01

José Maria da Costa

Cruzeiro

O aposentado José Maria, 63 anos, morador do Cruzeiro, entrou em contato com a coluna Grita do Consumidor para reclamar sobre a Bandeira Escassez Hídrica, cobrada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). "Solicito ajuda para verificar a cobrança. Segundo a orientação da ouvidoria da Neoenergia, o valor será cobrado até abril de 2022. Acredito que essa cobrança está impactando o orçamento de todo aposentado. O meu questionamento é o seguinte: como foi feito esse cálculo da taxa? O período de aplicação da cobrança é baseado em qual referência? Quem fiscaliza esse montante arrecadado? Como será aplicado esse recurso? Há auditoria externa desse recurso arrecadado?", questiona.Resposta da empresa

"A Bandeira Tarifária Escassez Hídrica foi criada por determinação da Câmara de Regras Excepcionais para Gestão Hidroenergética (CREG), por meio da Resolução CREG nº 3, de 31 de agostos de 2021, para custear o acionamento excepcional de usinas térmicas e da importação de energia e equilibrar as receitas e despesas da Conta Bandeiras até abril de 2022. Para cobrir tais custos, esse patamar da bandeira vigora de setembro de 2021 a abril de 2022. Veja mais informações em bit.ly/2WBFEUM".

Resposta do consumidor

"Quem cria a regra é o responsável em sangrar o povo, pois não existe contestação na fórmula do sangramento. Esse povo que aceita a servidão voluntária deve se contentar com a chibatada do sistema gerido sem parâmetros técnicos, e sim apenas financeiro. Viva a servidão voluntária do Brasil da rachadinha."

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação