COTIDIANO

Fim de ano: hora da revisão no carro antes de pegar a estrada

Donos de oficinas avaliam que a manutenção completa e com antecedência é o mais aconselhável antes das viagens de fim de ano. Donos de estabelecimentos estimam crescimento de 30% a 50% nos atendimentos, em comparação com o fim de 2020

Pedro Marra
postado em 24/12/2021 06:00
 (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A.Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A.Press)

Com a chegada das festas de fim de ano, os motoristas pegam a estrada para visitar a família ou se encontrar com amigos, o que exige uma revisão completa do carro para evitar problemas no trajeto. Diante da recuperação econômica, donos de oficinas estimam crescimento de 30% a 50% nos atendimentos, em comparação com o fim de 2020.

Fluido de freio, pneus, limpadores de para-brisa, óleo do motor, alinhamento e balanceamento do veículo estão entre as principais preocupações que os condutores devem ter antes de sair de casa, na opinião de Fernando Júnior, 34 anos, do dono da FM Soluções Automotivas, na 703 Norte. Ele conta que, nesta época do ano, a oficina tem muita procura por revisão, pois muitos optaram por viajar de carro em 2021. "Uma grande parte traz (o carro) nesta época do ano, porque recebe o 13º terceiro e aproveita para revisar o veículo", explica. Em dezembro de 2020, a loja fez poucas revisões por conta das restrições da pandemia, e neste ano deve ter alta de 50% nas vendas. "Fizemos muito mais (revisões) agora do que no ano passado", afirma.

Para o trabalho de manutenção, Fernando avalia que também é válido olhar a suspensão e filtros. Segundo ele, existem defeitos no automóvel que ficam invisíveis ao condutor. "Na revisão preventiva, conseguimos avaliar esses itens antes de dar algum problema", diz o empresário. "Com o carro revisado, você diminui qualquer risco de acidente", complementa.

Transparência

A pedagoga Suellen Amaral de Andrade, 32, vai viajar para Montes Claros (MG) com a mãe, sobrinha e irmã, em 28 de dezembro, para curtir o fim de ano em família. Ontem, ela aproveitou para ir a uma oficina no Setor de Oficinas Sul (SOF Sul) trocar o óleo do carro, fazer revisão da pastilha e discos de freio, além da correia dentada do motor. "Eles têm transparência com o trabalho e todo cuidado de olhar tudo minuciosamente para o cliente ser informado sobre os reparos no carro, o que faz toda a diferença, pois é uma relação que vamos construindo com os profissionais", detalha.

Moradora de Taguatinga Sul, Suellen aconselha que as pessoas façam como ela e pesquisem as avaliações das oficinas na internet antes buscar pelo serviço. "Quando não tem um lugar de confiança, é bom pesquisar direitinho", orienta. Ela também aconselha a não deixar para fazer a revisão de última hora. "Posso chegar, a oficina estar lotada e não conseguir fazer o serviço no local que estou acostumada", alerta.

Sócia-proprietária da Disk Auto, no SOF Sul, Andrea Jordana, 48, diz que espera atender 30% a mais do que no fim de 2020, pois, durante a pandemia, a procura por revisão automotiva foi tímida. "A gente está há 25 anos no mercado. Percebemos que neste fim de ano não teve aumento considerável como antes da pandemia", conta. Para aliviar as finanças no fim do mês, a equipe vai trabalhar até hoje e voltar em 3 de janeiro. "Funcionávamos até o dia 20 ou 21 de dezembro, mas agora estamos funcionando sempre até na quinta ou sexta-feira antes do Natal", relata Andrea. 

Segurança 

Morador de Vicente Pires, o aposentado Marco Antônio Souza, 58, leva seu veículo para a manutenção constantemente. "Sou maníaco e faço revisão geral a cada 5 mil km. Antes de viajar, sempre passo aqui (na oficina) para fazer um check list", afirma. Em 28 de dezembro, ele vai viajar de carro para Catalão (GO) e ajudar a filha a escolher uma casa para morar na cidade. Marco Antônio afirma que nunca teve problemas com o carro durante as viagens de fim de ano, porque sempre faz as revisões automotivas.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Serviço

Oficina FM Soluções Automotivas

Endereço: 703 Norte, loja 26
Telefone: (61) 3233-6839
Instagram: @fm_solucoes_automotivas
Facebook: FM Soluções Automotivas
Telefone: (61) 3425-1565

Oficina Disk Auto

Endereço: Setor de Oficinas Sul (SOF Sul), Quadra 6, Conjunto B, Lote 2/4, Loja 4
Telefone: (61) 3233-6839

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação