Iphan dá parecer contra VLT na W3 em projeto do PPCub

Correio Braziliense
postado em 22/12/2021 00:01
 (crédito: Arquivo pessoal)
(crédito: Arquivo pessoal)

Depois de anos de espera, o GDF vai poder avançar com o Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCub). O Iphan, que é um órgão federal, entregou, ontem, parecer técnico à proposta feita pela Seduh. De forma geral, aprovou a minuta do projeto de lei, que chega a mil páginas devido à grande quantidade de mapas. Mas se posicionou contra o veículo leve sobre trilhos (VLT) na W3 por considerar que a rede de fiação aérea vai ferir o tombamento. Também apontou restrição a novos usos comerciais da área do Autódromo Internacional de Brasília para concessão ao setor privado e à altura dos prédios na Quadra 901 da Asa Norte. Além disso, se manteve desfavorável ao uso do Setor Comercial Sul para moradia.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Reunião do Iphan no Palácio do Buriti
    Reunião do Iphan no Palácio do Buriti Foto: GDF/Divulgação
  • Papai noel da CDL
    Papai noel da CDL Foto: CDL-DF/Divulgação
  • Ibaneis Rocha e Jamal Bittar
    Ibaneis Rocha e Jamal Bittar Foto: Fibra-DF/Divulgação
  • 19/11/2018. Credito: Ana Rayssa/Esp. CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. CB Poder. Entrevista com Izidio Santos Junior, proximo secretario de obras do DF.
    19/11/2018. Credito: Ana Rayssa/Esp. CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. CB Poder. Entrevista com Izidio Santos Junior, proximo secretario de obras do DF. Foto: Ana Rayssa/Esp. CB/D.A Press

Lote mais caro do DF

A Terracap vendeu o lote mais caro da história da empresa e já comercializado na capital federal. A venda vai arrecadar
R$ 406,67 milhões. Trata-se de um terreno de 165 mil metros ao lado do Parkshopping. Duas construtoras ofereceram lances durante a licitação, nesta sexta-feira. A vencedora foi a Emplavi. O valor mínimo exigido no edital de licitação era de R$ 353 milhões. A área é de uso misto. A previsão é de que no terreno seja erguido um empreendimento imobiliário residencial com estabelecimentos comerciais. "Será um importante reforço de caixa para a Terracap poder realizar investimentos em projetos de infraestrutura na nossa cidade como o Drenar DF", disse Izidio Santos, presidente da Terracap.

Mesa Brasil fecha o ano com prato cheio

O programa Mesa Brasil no DF, realizado pelo Sesc, entregou, neste ano, 1,5 milhão de quilos de alimentos a 306 instituições. Ao todo,74 mil pessoas tiveram a fome reduzida porque foram contempladas com doações diversas feitas por empresários. O embaixador do projeto, Sebastião Abritta, explica que o Mesa "é a maior rede de bancos de alimentos da América Latina, uma referência no combate à fome e ao desperdício de alimentos".

Audiência Pública

O PPCub definirá as regras de uso e ocupação da área tombada na capital federal, que é Patrimônio Cultural da Humanidade. O projeto está sendo discutido há 10 anos. Mas, agora, parece que destravou e seguirá para a Câmara Legislativa. Antes, o GDF vai convocar audiência pública em março. E em seguida será analisado pelo Conplan para, até o final de abril, ser entregue oficialmente à apreciação dos deputados distritais. "Quero ressaltar a parceria com o Iphan e o fato de termos avançado nesses três anos como nunca tínhamos avançado antes", disse o secretário de Desenvolvimento Urbano, Mateus Oliveira.

Sinergia

"Com muita habilidade, criamos essa sinergia entre o Iphan e o GDF. Conseguimos derrubar barreiras", comentou o superintendente do órgão Saulo Diniz. "Sempre digo que antes de Brasília ser tombada pelo Iphan, foi tombada pelo GDF. Então, a responsabilidade é de ambos", completou. O presidente da Comissão de Assuntos Fundiários (CAF) da CLDF, o deputado Cláudio Abrantes participou do encontro. A entrega oficial do parecer do Iphan foi no Palácio do Buriti e teve a presença do governador Ibaneis Rocha que conduziu a reunião. "O PPCub tem grande importância para o DF, e, por isso, estamos juntos nessa missão de aprovar a lei", frisou.

Agradecimento aos comerciantes

 (crédito: Arquivo pessoal)
crédito: Arquivo pessoal

Para 2022, a meta é aumentar pelo menos em 10% o total de pessoas assistidas. "A causa é nobre e exercita a sensibilidade de centenas de empresários que fazem doações. Graças ao apoio de supermercados, atacadistas, produtores rurais, entre outros comerciantes, podemos realizar esse trabalho. Somos imensamente gratos aos doadores" , diz Abritta, que é vice-presidente do Sindivarejista.

CDL faz ação social com espírito natalino

 (crédito: CDL-DF/Divulgação)
crédito: CDL-DF/Divulgação

A Fundação CDL-DF realizou a 15 edição da campanha de Natal em 12 instituições de acolhimento. Elas receberam a visita de Papais Noéis que distribuíram presentes: Valdir Oliveira, superintendente do Sebrae DF; Márcio Farias, ex-secretário de Desenvolvimento Econômico; o chef Alessandro Albanes, do restaurante Nossa Cozinha Bistrô; e Olégario Frossard, técnico em vendas.

Alegria e esperança

Mais de 400 crianças e adolescentes receberam kits com roupa, calçado e presente e estão participando de ceias de Natal completas. "São dias de trabalho intenso, mas levar alegria e esperança para todos esses jovens é gratificante. Agradecemos a todos os voluntários que participaram desse momento tão especial", disse Wagner da Silveira, presidente da CDL no DF.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação