Incêndio /

Interditada por risco de desabamento

Defesa Civil proibiu a entrada de pessoas na Casa Maaya, após vistoria técnica. Fogo comprometeu estrutura

Pedro Marra
postado em 23/12/2021 00:01
 (crédito: DCDF/Divulgação)
(crédito: DCDF/Divulgação)

Após o incêndio na Casa Maaya, no setor de Clubes Esportivos Sul, ocorrido na terça-feira, a Defesa Civil do Distrito Federal (DCDF) interditou o espaço, ontem, após uma vistoria técnica no local, por risco de desabamento da estrutura. O fogo atingiu grande parte do estabelecimento, incluindo restaurante, banheiros, espaço kids e cozinha. Segundo informações preliminares, o incêndio teria começado após um trabalho com solda no ambiente, que é todo feito de palha.

Uma equipe de engenheiros da Defesa Civil fizeram exigências e recomendações, como contratar empresa ou profissional qualificado para proceder com a retirada dos produtos de combustão e a derrubada das estruturas que estão em risco. Outra determinação é a proibição do trânsito de pessoas na área do restaurante e na entrada de serviço, além de operários com uso de equipamento de proteção individual.

A DCDF determina que o estabelecimento mantenha a energia elétrica desligada, enquanto não houver revisão completa do sistema por profissionais qualificados. "Caso queira reconstruir, deverá apresentar alvará de construção e projeto de incêndio aprovado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF)", diz a nota da Defesa Civil.

Um dos proprietários da Casa Maaya foi orientado a observar qualquer aumento de riscos estruturais e, se for preciso acionar, a DCDF. Ao Correio, o delegado-chefe da 1ª Delegacia de Polícia (Asa Sul), Marcelo Portela, afirma que aguarda o resultado da perícia, em 30 dias, para saber como prosseguir com a apuração. "O que vai definir o caso vai ser o laudo", assegura.

De acordo com o investigador, algumas pessoas foram ouvidas, mas os dois proprietários ainda vão prestar depoimento sobre o ocorrido. Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa da Casa Maaya destaca que vai aguardar toda perícia e a avaliação da estrutura para poder dar os próximos passos.

Shows

Com o incêndio, a Casa Maaya anunciou, ontem, o cancelamento da agenda de shows. A apresentação do cantor Belo, marcado para hoje, foi transferida para a Arena BRB, do antigo Nilson Nelson. A Administração Regional do Plano Piloto diz que não licenciou nenhum evento ou estrutura de evento no endereço do Complexo Maaya.

No sistema Rede Sim DF, da Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística do DF (DF Legal), consta que o local tem licença de funcionamento vigente para a atividade de restaurante e similar, tendo sido declarada a execução de música ao vivo mecanizada, ou eletrônica. Entretanto, a atividade de clube social, esportivo ou similar está em estudo pela Defesa Civil.

Colaborou Samara Schwingel

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação