Calendário do Athos

Correio Braziliense
postado em 26/12/2021 00:01

Fui até a 404 Sul para comprar o calendário de Athos Bulcão de 2021. Em Brasília, existe um calendário floral que nos orienta sobre o tempo e as estações. Agora, estamos no compasso dos cambuís de dezembro, que estendem o fulgor até janeiro. De maneira semelhante, sem o calendário do Athos, fico desconectado.

O calendário deste ano faz uma homenagem aos professores. Nada mais justo, eles se desdobraram, durante o ápice da pandemia, para dar aulas, a crianças e adolescentes, pelo ensino remoto, em condições precárias. E, depois, sem que a crise sanitária tivesse sido inteiramente superada, foram obrigados a retomar as aulas presenciais em escolas que, nem sempre, ofereciam condições ambientais seguras, se expondo e expondo as crianças e seus familiares ao risco de contaminação.

E isso tudo ocorreu a um mês e meio do encerramento do período letivo. Mesmo assim, não foram priorizados para a dose de reforço de vacina. Todos os planos de educação no Brasil que ignoram esses personagens cruciais estão fadados a dar com os burros n'água.

Apesar da timidez, além de artista, Athos foi professor de presença marcante na Universidade de Brasília. Ele, praticamente, não falava; sussurrava. Mas deixou um rico legado de conhecimentos para uma geração de artistas brasilienses, pois era iniciado nas artes plásticas pela convivência com grandes artistas do modernismo (Portinari, Oscar Niemeyer, Di Cavalcanti) pelos estudos que fez na França, quando visitava o Louvre para analisar a composição de cores dos mestres.

Athos tem obras de intervenção no Jardim de Infância da 308 Sul, na Escola Classe da 407 Norte, na Escola Classe da 316 Sul, no Jardim de Infância da 316 Sul e na Universidade de Brasília. Elas contribuíram para tornar as escolas mais arejadas, iluminadas, lúdicas e agradáveis. Estavam integradas a um projeto de educação criado por Anísio Teixeira, concebido para se tornar referência de qualidade para o restante do país. Brasília não foi concebida com o objetivo de ser mero cenário para armações limitadas.

Por favor, anotem, no calendário do Athos, a data de 2 de outubro de 2022, pois é muito importante. É nesse dia que serão realizadas as próximas eleições e os cidadãos brasileiros poderão avaliar os políticos representantes da vanguarda do atraso. Nessa esperada data, poderemos dar uma resposta às excelências que destroem o meio ambiente, relegam a educação à última prioridade, aprovam leis para a invasão de terras indígenas pelo garimpo, permitem o envenenamento de nossos rios pelo mercúrio, solapam os direitos da maioria e atentam contra a saúde pública.

E, mais: derrubam árvores que demoraram décadas para se desenvolver, ignoram as leis de preservação de cidades garantidas como patrimônio cultural da humanidade, promovem campanhas terraplanistas, legislam em causa própria ao sancionar leis com verbas bilionárias para um fundão de partidos quando a maioria da população passa fome ou promovem fogos fátuos para escamotear a realidade.

Anotem, com carinho, no calendário do Athos, a data de 2 de outubro de 2022, que elegerá presidente, governadores, senadores e deputados.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação