Lago Paranoá

Rapaz de 29 anos morre afogado

Renata Nagashima
postado em 27/12/2021 00:01
 (crédito: Divulgação/Corpo de Bombeiros do DF)
(crédito: Divulgação/Corpo de Bombeiros do DF)

Um homem de 29 anos morreu afogado no Lago Paranoá, na manhã de ontem. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), o rapaz, identificado como Bruno Machado da Conceição, teria entrado na água próximo à Concha Acústica, no Setor de Clubes Esportivos Norte (SCEN).

Testemunhas disseram aos bombeiros que Bruno queria atravessar o lago nadando. Porém, após algumas braçadas, ele começou a gritar por socorro. Uma pessoa que estava no local — ainda não se sabe se amigo ou familiar da vítima — ligou para o 193, do Corpo de Bombeiros, informando que o banhista tinha afundado.

No local, os mergulhadores da corporação conseguiram resgatar Bruno após cerca de 10 minutos. Ele foi retirado da água sem batimentos cardíacos. Os socorristas dos bombeiros e do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) iniciaram os procedimentos de ressuscitação cardiopulmonar. O protocolo durou aproximadamente 1h, mas o médico do Samu atestou o óbito.

Atenção

A profundidade média do Lago Paranoá é de 12 metros, com águas caudalosas e escuras. Na Barragem do Paranoá, chega a 40 metros. Por isso, é importante o uso de itens de segurança, como boias, coletes ou flutuadores. Para aqueles que utilizam embarcações, precisam ter cuidado com afogamentos, uma vez que é comum os usuários pararem em alguns pontos para saltar no lago.

Os bombeiros atuam no Lago Paranoá em dois pontos específicos: um grupo principal próximo ao Palácio do Planalto, em tempo integral, e outro próximo à Ponte JK. Os postos são equipados com lanchas, barcos e jet-skis. Uma média de oito mergulhadores e guarda-vidas trabalham nos locais, de segunda a domingo. Aos fins de semana e feriados, o efetivo é reforçado em outros pontos, como Praça dos Orixás, Ponte JK, Ermida Dom Bosco, Ponte do Bragueto e Piscinão do Lago Norte.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação